celular com painel solar

Xiaomi mostra celular com painel solar

A Xiaomi lança todos os anos uma ampla variedade de celulares, que variam de dispositivos econômicos como o Redmi Go a Mi Mix e Redmi K20 Pro. Devido a sua proposta de oferecer celulares mais baratos, tornou-se uma marca bem conhecida em todo o mundo.

Além de celulares com preços competitivos, a empresa também está investindo recursos para desenvolver dispositivos exclusivos e inovadores, um dos quais inclui o celular dobrável bidirecional que ainda não foi lançado.

Mas, agora, a novidade está em torno do lançamento de um celular com painel solar. De acordo com as patentes descobertas recentemente, a Xiaomi está trabalhando em um aparelho com painéis solares montados na parte traseira. Sim! Você leu certo, essa solução tecnológica muito comentada há anos pelo mercado pode se tornar realidade em breve, sugere a patente.

Falando de design

Em termos de design, a frente do novo celular deve ser parecida com o Redmi K20 que possui uma tela de alta proporção em relação ao corpo. O aparelho não possui um sensor de impressão digital visível. 

Portanto, a empresa pode optar por um scanner subexibido, que está lentamente se tornando uma opção comum em dispositivos de médio e grande porte. A parte traseira do protótipo do celular da Xiaomi possui uma configuração de câmera dupla alinhada verticalmente que se projeta levemente da superfície.

Digno de nota, o painel solar no dispositivo foi cuidadosamente incorporado na parte traseira. Portanto, ele não se destaca, permitindo que o celular mantenha um perfil esbelto, tão portátil quanto um aparelho convencional desse tamanho.

Duração da bateria

Claramente, o único objetivo do painel solar será recarregar a bateria embutida do aparelho. Infelizmente, detalhes finos como a potência gerada pelo painel solar não estão disponíveis no momento. 

No entanto, seguindo o seu tamanho, supõe-se que produz 50-10 watts de energia por hora. Para você ter uma ideia, um celular com capacidade de bateria de 4000 mAh, com classificação de 3,7 v, pode manter uma corrente total de 14,8 W. 

Portanto, levando a geração de energia Whr mencionada anteriormente, levaria de 3 a 6 horas para reabastecer completamente a bateria embutida. Mais importante ainda, o brilho do sol também afetará a velocidade de carregamento do dispositivo. 

Carregar um celular com painel solar embutido pode levar muito mais tempo em comparação aos carregadores rápidos disponíveis no momento. Assim, é possível que essa tecnologia só fique melhor com o passar do tempo.

Xiaomi acerta no alvo

Sem dúvidas, manter a bateria do celular carregada durante o maior tempo possível é a vontade de todas as pessoas. De fato, essa tem sido uma dor constante para os usuários desde o surgimento do celular. 

Mas, agora, quem vive em regiões em que os dias são sempre ensolarados, pode ter uma boa opção de carregamento do seu celular graças a essa futura solução da Xiaomi. Um celular movido a energia solar pode atender as expectativas de grande parte dos consumidores.

A patente do World Intellectual Property Office, contém diagramas de um celular bastante comum, sem moldura dos ângulos frontal e lateral, mas na parte traseira podemos ver claramente uma folha de painéis solares fotovoltaicos, da mesma forma que você encontraria no telhado de uma casa ou prédio com consciência ecológica, só que de tamanho muito menor.

A julgar pelas imagens das patentes, o celular hipotético e ecológico da Xiaomi não seria muito mais grosso que os seus celulares comuns. O módulo da câmera se destaca além do painel traseiro, enquanto a folha solar fica nivelada, ou talvez até abaixo do vidro traseiro. Alguns dos aparelhos recentes da Xiaomi, como o Mi 9 e o Mi 8 Pro, utilizam vidro traseiro, o que pode acomodar o painel solar.

Embora não exista nenhum detalhe adicional a partir da patente, o painel solar parece ter uma clara intenção de recarregar a bateria normal do celular. Virar o celular em direção à luz do sol para um impulso rápido certamente seria uma alternativa para carregar um carregador portátil.

Xiaomi não é a primeira 

Embora essa proposta da Xiaomi esteja em destaque no momento, não é a primeira vez que vemos a energia solar integrada em celulares. O Guru E1107 Crest Solar da Samsung usou um design semelhante e a LG brincou com a tecnologia com uma caixa solar para o GD510 em 2010. Obviamente, isso é apenas uma patente e deve ser tratada como tal. 

Não há garantia de que realmente veremos um celular movido a energia solar da marca chinesa. Mas, considerando que a Xiaomi tem investido em novas tecnologias de carregamento, como o carregamento sem fio reverso, não seria muito difícil isso acontecer.

Apenas imagens por enquanto

O documento da patente em questão contém imagens e textos em chinês diretamente ligados a ele, os quais, embora não traduzidos, sugerem que o painel solar é de fato o aspecto do design a ser patenteado. Esta patente não especifica se o painel solar é destinado a alimentar o celular a longo prazo, ou é mais uma característica útil em uma emergência. 

Este design inovador, caso se revele genuíno, pode ser uma resposta à sempre presente demanda por baterias maiores e mais duradouras em cada nova geração de celulares. Isso vem de encontro com as expectativas cada vez maiores por mais energia.

Um sinal interessante da prevalência desta tendência surgiu recentemente no Kickstarter na forma do Unihertz Titan. É um telefone QWERTY ultrarresistente e econômico, uma das melhores características é a sua enorme bateria de 6000mAh.

Conclusão

O conceito de um celular movido a energia solar é único e não foi experimentado por outros fabricantes de celulares. No entanto, os carregadores solares já existem no mercado, mas são limitados em sua capacidade. 

Isso porque demoram mais para carregar completamente um celular, e também trabalham apenas sob luz solar direta, o que os torna bastante ineficazes. No entanto, tendo em vista que a Xiaomi gosta de experimentar novas tecnologias, talvez tenhamos uma surpresa em breve.

Para resumir, um celular com painel solar é uma aposta inovadora da Xiaomi. Mas, a patente não sugere nenhuma data de lançamento desse dispositivo. Então, teremos que esperar pacientemente até que a própria empresa revele mais detalhes.

E você? Gostaria de ter um celular com painel solar? Deixe um comentário.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

Veja outros dos nossos artigos

Agende o concerto do seu Iphone Agora

Fechar Menu
Nosso WhatsApp