A Xiaomi está no top 5 mundial de marcas que mais vendem celulares. O Xiaomi Mi 9 é um dos rivais que a Apple enfrenta, especialmente perante o iPhone X.
A Xiaomi se destaca por oferecer celulares mais potentes por um preço barato e com o Mi 9 não é diferente. Esse modelo custa praticamente a metade do valor do iPhone X. Mas, será que vale a pena?
Vantagens de comprar o Xiaomi Mi 9
O Xiaomi Mi 9 oferece vantagens em alguns aspectos, mas seus rivais têm muito a dizer ainda. O Xiaomi Mi 9 destaca-se entre outras novidades por sua câmera tripla, sua tela Super AMOLED assinada pela Samsung, e seu design com entalhe em forma de gota de água.
Design e tela
A Xiaomi optou por um painel SuperAMOLED FullHD + de 6,4 polegadas. A empresa conseguiu deixar o aparelho mais leve. Agora ele pesa 173 gramas, se considerarmos 180 gramas do Huawei P20 com tela menor (embora tenha uma bateria maior).
Quanto ao design, os celulares de hoje geralmente apostam na combinação de vidro e metal, mas tanto o iPhone X quanto o Xiaomi Mi 9 possuem uma estrutura de alumínio e um encosto de vidro.
O Xiaomi Mi 9 tem uma câmera traseira vertical tripla. O dispositivo da Apple tem apenas uma lente na parte de trás, por isso seu design é mais simples.
Opção de cores
Algo que se destaca nos dois celulares são as cores escolhidas pela Apple e pela Xiaomi. O iPhone X está disponível em uma ampla gama de cores: coral, vermelho, preto, branco, amarelo e azul, que dão um toque diferenciado ao iPhone X.
Por sua vez, o Xiaomi Mi 9 aposta em cores degradadas, principalmente baseadas em azul, roxo e preto. Na frente, a grande diferença está no entalhe. A Apple está comprometida com um grande número de dimensões para abrigar toda a tecnologia por trás do Face ID.
Enquanto a Xiaomi descartou o registro facial e tem um pequeno entalhe com uma única câmera frontal. No nível dos quadros, ambos podem ser considerados bons com “toda a tela”, mas o Xiaomi Mi 9 consegue aproveitar melhor essa qualidade.
Diferença entre as telas
Uma das grandes diferenças encontradas nas telas é que ambas as marcas optaram por painéis grandes, 6,1 polegadas no iPhone X e 6,4 no Xiaomi Mi 9, mas com tecnologias diferentes.
A Apple oferece o LCD no iPhone X e a Xiaomi o OLED no Mi 9. A resolução também é diferente, o iPhone X tem resolução de 1792 x 828 pixels e o Mi 9 com 2340 x 1080. Isso faz com que a densidade de pixels seja um pouco maior no Mi 9 (403 contra 326).
Qualcomm aproveita
Quanto ao processador, parece que o Xiaomi Mi 9 terá que bater o A12 Bionic da Apple. Podemos descartar todos os Qualcomm e o Kirin 970, já que o desempenho superior mostrado pelo novo Qualcomm 855 que incorpora o Xiaomi Mi 9 é incontestável.
Teremos que esperar para ver o novo Samsung Exynos ou o Huawei Kirin 980 que vai lançar o P30 para ver se vai equilibrar a balança.
O Xiaomi Mi 9 tem uma versão de 8GB de RAM, o mesmo acontece com a memória interna, ambos os celulares atingem 128 GB, embora o iPhone X tenha uma variante de 512GB.
Bateria
Na seção da bateria, o Xiaomi Mi 9 incorporou uma interessante bateria de 3.300 mAh com carga rápida, que levando em conta a eficiência energética do novo chip da Qualcomm e do Android 9 Pie, deve obter resultados surpreendentes em relação a sua bateria.
Nesse sentido, o Mi 9 novamente atinge o Huawei P20 Pro, que possui 4.000 mAh de bateria. Comparando ambos os celulares para ver qual deles oferece a melhor bateria, o celular da Huawei ganha.
Câmeras
Outra grande diferença entre os dois celulares são as câmeras, especialmente a traseira. O iPhone X possui uma única câmera de 12 megapixels acompanhada por um flash LED de quatro tons.
A Xiaomi está comprometida com uma câmera traseira tripla com um sensor principal de 48 megapixels e dois sensores de 16 MP e 12 MP com recursos extras, como grande angular. A câmera de 48 megapixels do Xiaomi Mi 9 permite que você obtenha fotos com uma boa iluminação.
Isso acontece graças a uma tecnologia que combina 4 pixels em 1 e permite obter fotos muito bem iluminadas de 12 MP. A câmera do iPhone X é uma das melhores do mercado, mas a do Xiaomi Mi 9 tem muito mais recursos que agradam os usuário.
Segurança
Um celular hoje deve ter um sistema de reconhecimento biométrico, neste caso, temos duas opções diferentes. A Apple está comprometida com o reconhecimento facial com o Face ID, um sistema intransponível que até mesmo as máscaras não conseguem enganar.
O Xiaomi Mi 9, por sua vez, parece ter esquecido o reconhecimento facial avançado e aposta em um leitor de impressões digitais sob a tela.
Muitas pessoas preferem o ID do rosto e, uma vez usado, você não quer nem ouvir falar de sensores de impressões digitais. No entanto, o Xiaomi Mi 9 permite que você tenha uma frente que seja melhor usada sem um entalhe que ocupe uma grande parte da tela.
Poder dos celulares
O poder dos celulares atuais já conseguem competir com os computadores e, neste caso, ambos têm os melhores processadores que podem ser encontrados no mercado. O chip A12 da Apple provou ser inatingível, mesmo para o processador oferecido pelo novo Xiaomi Mi 9, que é o mesmo que a Samsung usa no Galaxy S10.
De qualquer forma, as diferenças são apreciadas no dia-a-dia diante do grande desempenho dos processadores. Ambos oferecem velocidade e quase nada de falhas na abertura dos aplicativos disponíveis.
Por fim, tanto o Xiaomi Mi 9 quanto o iPhone X oferecem tecnologia de ponta com os melhores recursos possíveis para que os consumidores tenham ótimas experiências com seus celulares.
E você? Prefere qual deles? Deixe um comentário.