Em outubro do ano passado, a Microsoft informou que sua linha Windows Phone estava praticamente morta depois de não atrair mais desenvolvedores de aplicativos. Além disso, sua participação no mercado despencou de 0,8% para 0,1% até 2017.
A decadência foi tanta que o vice-presidente corporativo do Windows, Joe Belfiore, disse que já tinha trocado para o Android, assim como Bill Gates. Ele ainda revelou que a gigante do software não desenvolveria novos recursos ou hardware para o Windows Phone.
Os fãs esperavam que a Microsoft atualizasse a plataforma com novos recursos, mas está claro que o sistema operacional foi colocado no modo de manutenção, com apenas correções de bugs e atualizações de segurança para usuários existentes.
WINDOWS PHONE NÃO RECEBERÁ NOVOS RECURSOS
Segundo Belfiore, a empresa continuará oferecendo suporte à plataforma. Por exemplo: atualizações, correções de bugs, etc. Porém, a criação de novos recursos não é o foco. Durante a recente fase de desenvolvimento de atualizações do Windows 10, ficou óbvio que a Microsoft não tem mais a intenção de trabalhar com dispositivos móveis.
A fabricante de software ramificou seu processo de desenvolvimento em “feature2”, deixando os fãs do Windows Phone desapontados. Claramente, a plataforma Windows Phone da Microsoft está morta há mais de um ano, mas a empresa nunca admitiu isso oficialmente.
A Microsoft destruiu seu negócio de telefonia no ano passado, resultando em milhares de cortes de empregos. Durante algumas conferências da Microsoft, o CEO Satya Nadella abandonou o mantra da empresa em favor do que ele descreve como nuvem inteligente.
Isso significa que a Microsoft está agora trabalhando em cenários com vários dispositivos e tecnologias baseadas em nuvem, que nem sempre envolvem o Windows.
Belfiore informou que a Microsoft oferecerá suporte aos clientes do Windows 10 que desejam usar o Android e o iOS em seus celulares.
POR QUE A MICROSOFT DESISTIU DO WINDOWS PHONE?
Um dos grandes motivos pelos quais a Microsoft está desistindo do Windows Phone é a falta de interesse dos desenvolvedores em fazer backup da plataforma. Nos últimos anos, a Microsoft enfrentou inúmeros problemas com a loja de aplicativos do Windows Phone e com a incapacidade de manter os aplicativos depois de desenvolvidos.
A empresa tentou incentivar os desenvolvedores de app, mas não obteve resultado, explica Belfiore, vice-presidente corporativo do Windows. Ele argumenta que investiu muito dinheiro, mas a quantidade de usuários é pequena para a maioria das empresas investirem.
Agora está claro que a Microsoft admitiu que as pessoas não precisam do Windows em seus celulares. Nos últimos dois anos, a empresa tem se concentrado em aplicativos e experiências com Android e iOS.
O navegador Edge da Microsoft está chegando nesses sistemas operacionais, e a empresa parece estar focada em aprimorar a experiência de conectar o celular a um PC e transferir entre os dois aplicativos, arquivos e documentos.
Um novo Microsoft Launcher para Android vai ainda mais longe na melhoria da experiência geral do Android, com customizações inteligentes e recursos de compartilhamento de PC. Espere ver muito mais disso no futuro.
Agora é improvável que possamos ver um celular com a marca Surface no mercado. Os investimentos da Microsoft em iOS e Android só beneficiarão os clientes do Windows 10 e poderão compensar os esforços confusos da empresa em dispositivos móveis.
MICROSOFT ALTERA WINDOWS PHONE 7.5 E 8.0
Em fevereiro deste ano, a Microsoft retirou uma participação do coração sem vida do Windows Phone, anunciando que está terminando o suporte para notificações móveis. Portanto, agora, a Microsoft apresenta as seguintes alterações para o Windows Phone 7.5 e 8.0:
A Microsoft interrompeu os aplicativos do Skype Business e do Yammer do Windows Phone. Assim, a empresa está lentamente terminando com o Skype para negócios e Yammer na plataforma. Uma nota publicada no site da companhia informa que esses aplicativos estão se aposentando.
Por isso, não aparecem mais na Windows Store. O Yammer e o Skype Business podem continuar funcionando, mas a Microsoft confirmou que eles não serão mais atualizados com recursos ou patches de segurança.
No entanto, as equipes da Microsoft deixarão de oferecer suporte aos usuários do Windows Phone. Segundo a empresa, os usuários receberão uma mensagem de erro quando tentarem se conectar. Em cada situação, o conselho da Microsoft é o mesmo: migre para uma plataforma suportada.
Dependendo do produto, isso significa iOS, Android, área de trabalho do Windows ou macOS. Os usuários do Yammer ainda podem acessar o site por meio do navegador. Essa notícia confirma os rumores de que a Microsoft está encerrando as operações do Windows Phone, e o sistema operacional está chegando ao fim da estrada.
BOAS NOTÍCIAS
A boa notícia é que a Microsoft pode ter um truque na manga. Alguns fãs encontraram novas APIs de telefonia em uma futura versão do Windows, reacendendo as especulações de que um “Surface Phone” está no horizonte.
No evento Microsoft Surface em Nova York, eles anunciaram o lançamento do app “Your Phone”. Ele funcionará com o Windows 10. Através dele é possível realizar um ‘espelhamento’ de aplicativos do Android. Esse recurso é mais aberto. Portanto, depois de reconhecer a morte do Windows Phone, a Microsoft tomou medidas para enviar seus aplicativos para outros sistemas operacionais móveis.
Isso inclui o lançamento de aplicativos do MS Office, como Word, Excel e PowerPoint, para Android e iOS. Eles até lançaram para Android o chamado Microsoft Launcher, que teve milhões de downloads. Ele traz os serviços da própria Microsoft e a conectividade de aplicativos do Office para a tela inicial do seu celular Android.
Ele ainda suporta o recurso Linha do tempo do Windows 10, permitindo que você retome aplicativos da Microsoft em diversos dispositivos. A Microsoft entende que as pessoas não precisam do sistema operacional Windows em seu celular, já que há sistemas operacionais melhores na maior parte dos smartphones.
A Microsoft está tentando abraçar outros sistemas operacionais como a “versão móvel do Windows”. O Android em particular, porque tem menos restrições e permite a incorporação de mais recursos.
E você, concorda que o Windows Phone morreu? Deixe um comentário.