Os celulares dobráveis são a grande tendência de 2019. De fato, muitos foram anunciados. Mas, o que esperar dos celulares dobráveis? Neste artigo você saberá a resposta.
O Samsung Galaxy Fold e o Huawei Mate X são os dois maiores celulares dobráveis anunciados, mas o primeiro do mundo foi na verdade o Royole FlexPai. Há rumores de que a Motorola está reiniciando a marca Razr com o Motorola Razr V4, e ao invés de um design antiquado, ele aparentemente irá dobrar.
Mas, nem tudo é flores. Isso porque o Galaxy Fold demonstrou problemas que potencialmente poderiam ter um efeito indireto sobre o resto dos celulares dobráveis. Relatórios de vários revisores mostram seu desgaste depois de alguns dias de uso e até mesmo telas quebradas.
Samsung Galaxy Fold
O Samsung Galaxy Fold impressionou muita gente em seu lançamento em 20 de fevereiro, mas o mundo teve que esperar até 15 de abril para ter acesso ao aparelho. De qualquer forma, as impressões iniciais foram boas.
Claro que é grande, volumoso, pesado e extremamente caro, mas funciona bem. A interface é fluida, com um sistema de multitarefas excelente e a tela dobrável de 7,3 polegadas é simplesmente incrível.
No entanto, no momento em que o entusiasmo se instalou em direção ao lançamento do Galaxy Fold em 26 de abril nos EUA, várias unidades de análise quebraram, o que levou a Samsung a adiar o Galaxy Fold.
Estamos agora esperando para ver quando (se for o caso) a Samsung colocará o Galaxy Fold à venda. A empresa pretende resolver os problemas de tela das primeiras unidades.
Principais características do Galaxy Fold
Esse modelo tem uma tela HD + Super AMOLED de 4,6 polegadas na parte frontal e uma tela QHD + Dynamic AMOLED dobrável de 7,3 polegadas no interior, permitindo que você use o dispositivo como um celular ou um tablet.
O aparelho suporta multitarefa de três aplicativos e permite que você se mova facilmente de uma tela para outra, com qualquer conteúdo que você esteja visualizando alternando entre eles ao abrir ou fechar a tela maior.
Ele tem uma bateria de 4.380mAh, 12GB de RAM, 512GB de armazenamento e um sofisticado chipset Snapdragon 855. O Galaxy Fold tem seis câmeras, uma lente de 16MP e um par de lentes de 12MP na parte de trás.
Além disso, uma câmera de 10MP na frente e um par de 10MP e 8MP de duas lentes no lado de dentro, visível ao usar a grande tela dobrável. Este pode ser o primeiro de muitos celulares dobráveis da Samsung, já que a empresa também patenteou vários outros.
Huawei Mate X
Em junho está previsto o lançamento do celular dobrável Huawei Mate X. Ele é um pouco diferente de um celular dobrável, já que tecnicamente tem uma tela.
Mas pode ser dobrado de um monitor de 8 polegadas para um par de menores, com uma tela de 6,6 polegadas na frente e uma de 6,4 polegadas nas costas. Isso significa que as telas são maiores que as oferecidas pelo Galaxy Fold.
A estética geral é impressionante, com a tela envolvendo o corpo do aparelho, embora a durabilidade seja um problema, pois corre o risco de ser facilmente danificada.
O Mate X possui uma bateria de 4.500mAh com carregamento rápido, uma câmera de lente tripla, um chipset Kirin 980 high-end, 8GB de RAM, 512GB de armazenamento e suporta 5G.
Ele pode ser mais caro do que o Galaxy Fold. Tal como acontece com a Samsung, a Huawei parece estar abraçando totalmente o futuro dobrável. Isso porque declarou que metade de seus principais celulares poderiam ser dobráveis em dois anos.
As patentes mostraram como isso pode parecer, o que significa basicamente que você pode esperar uma versão moderna do Razr, com uma tela flexível em vez de uma dobradiça. No entanto, durante uma coletiva de imprensa no MWC, o vice-presidente e gerente geral da Motorola, Anthony Barounas, disse o seguinte:
“Se você for às lojas hoje, vai ver que os celulares parecem todos iguais. É difícil ver se é um Motorola ou outra marca. Nossa ideia é mostrar aos consumidores algo realmente diferente”. Portanto, essa é quase uma confirmação de que celulares dobráveis estão chegando.
No entanto, como a maioria dos celulares dobráveis, provavelmente será caro. Segundo boatos, ele terá um processador Snapdragon 710 de gama média (junto com 6 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento).
LG
As últimas notícias sobre um celular LG dobrável vêm de Kyle Yoon, gerente de produto sênior da LG Mobile, que, durante um briefing, disse:
“Quando se trata de dobrável, chegará o dia em que todos nós teremos um dispositivo dobrável. Mas isso só será possível se a Play Store tiver aplicativos em uma resolução nessas proporções. Baixando o preço do celular dobrável, mais pessoas poderão usar”.
Antes dessa declaração, houve rumores de que a LG tem um celular dobrável em andamento. Isso porque a empresa mencionou que está desenvolvendo celulares com diferentes formatos e patenteado um conceito de celular dobrável.
A empresa também já fez uma TV dobrável, por isso, aparentemente, tem a experiência. Em suma, nada ainda está confirmado, embora a empresa não pareça ter pressa de lançar um.
Nesse meio tempo, anunciou o LG DualScreen, que é um dispositivo com uma segunda tela de 6,2 polegadas. Isso está longe de ser um verdadeiro celular dobrável, mas é melhor que nada.
O que esperar da Apple sobre celulares dobráveis
Embora não seja provável que a Apple invista nesse seguimento, muitos fãs do iPhone acreditam que a empresa poderia investir em celulares dobráveis.
Rumores de um lançamento surgiram no final de 2017, com a informação de que seria lançado em 2020. Também vimos patentes da Apple para uma tela dobrável mais de uma vez, então a Apple está, pelo menos, explorando a ideia.
Se os celulares dobráveis se mostrarem práticos, esperamos que a Apple se envolva eventualmente, mas a empresa geralmente espera que a tecnologia seja polida, em vez de tentar ser a primeira.
E você? Gostaria de ter um celular dobrável ou prefere os modelos atuais? Deixe um comentário.