O Xiaomi Mi 8 oferece um grande display AMOLED, com alto poder de processamento topo de linha do Snapdragon 845 e uma forte câmera dual de 12 megapixels. Como o seu irmão Pro, o Xiaomi Mi 8 é um celular com corpo de vidro curvilíneo fixado em uma estrutura de alumínio.
Porém, não tem a parte traseira transparente e atraente do Pro. Há também um sensor de impressão digital mais tradicional na parte traseira do Xiaomi Mi 8, posicionado logo abaixo e à direita de um conjunto de câmeras duplas. Este é um celular bastante despretensioso que copia elementos de seus rivais.
O Xiaomi Mi 8 é considerado um celular premium, graças à composição de vidro e metal, e boa qualidade de construção. Nesse celular não há alto-falantes estéreo. Embora ainda seja bastante frustrante para alguns, a falta de um fone de ouvido de 3,5 mm desagrada muitos usuários.
XIAOMI MI 8 – DISPLAY
É sempre agradável ver a tecnologia de tela AMOLED em um celular menor. Ele tem um display equilibrado e bem calibrado. Além disso, você pode ajustar a tela do Xiaomi Mi 8 ao seu próprio gosto.
De fato, a ferramenta Contrast & Colors no menu Settings oferece maior potencial para ajuste fino do que o normal, e você também pode mexer no nível de contraste. Há também um modo de leitura que torna o tom da tela mais quente para um efeito mais amigável aos olhos, e você pode programá-lo para ligar automaticamente à noite.
A tela tem 6,21 polegadas com uma resolução de 2244 x 1080 (essencialmente 1080p ou Full HD). Ele não combina com as telas QHD dos celulares Android mais caros, como o Samsung Galaxy S9. A tela não se aproxima do brilho da tela LCD de um dispositivo da Huawei, por exemplo.
A tela do Xiaomi Mi 8 é longa e preenche a frente do celular, com uma relação de aspecto estendida de 18,7: 9. Há um entalhe para abrigar a câmera frontal e o sensor IR. Mas por outro lado, a tela se espalha para preencher 86,68% da frente do dispositivo.
XIAOMI MI 8 – PERFORMANCE
O Xiaomi Mi 8 tem um desempenho forte, graças a um CPU Snapdragon 845 e 6 GB de RAM. O Snapdragon 845 está previsto para ser substituído pela primeira onda de celulares 2019. Além disso, o Snapdragon 845 continua a ser um processador capaz de lidar com qualquer coisa que você jogue nele.
O Xiaomi Mi 8 roda jogos 3D como o Asphalt 9 e o PUBG fluidamente em configurações altas. Além disso, possui GPS de dupla frequência, o que significa que ele usa sinais L1 e L5 em coordenação para maior precisão.
XIAOMI MI 8 – SOFTWARE
De longe, o ponto mais fraco do Xiaomi Mi 8 é sua interface personalizada. Tal como acontece com a rival Huawei, um forte esforço de hardware é pelo menos parcialmente prejudicado por um software desajeitado, o chamado MIUI 10.1.
Felizmente, é altamente personalizável, para que você possa desfazer elementos confusos, como o espelhamento padrão das teclas de retorno e de alternância de aplicativos, ou ativar a capacidade de tocar duas vezes para ativar.
Você também pode configurar atalhos para iniciar a câmera, abrir o modo de tela dividida e a fins. Embora esse nível de personalização seja bem-vindo, não há como escapar do fato de que o MIUI simplesmente não é muito bom como padrão, com seus ícones simplistas e temas espalhafatosos.
As notificações, por exemplo, são um pouco confusas. MIUI 10.1 é certamente fluido o suficiente, e não representa um problema para usuários médios.
NOTIFICAÇÕES
A Xiaomi incluiu um grande entalhe no estilo do iPhone X (o sistema de desbloqueio de rosto não é tão seguro, daí a razão pela qual ele precisa ser ativado manualmente). Mas não conseguiu funcionar para mostrar ícones de notificação para se ajustarem a qualquer um dos lados.
Isso significa que, quando os e-mails chegarem no aplicativo do Gmail, você receberá um ping de aviso, mas nenhuma indicação visual além da luz de notificação.
Os ícones do WhatsApp aparecerão sobre o que você estiver fazendo, e se você errar essas informações, não há nenhuma indicação de que você recebeu mensagens, a menos que você abra as notificações.
O menu de multitarefa foi desnecessariamente ajustado, colocando seus aplicativos abertos recentemente em uma configuração complicada. Não é ruim, mas é um pouco confuso.
XIAOMI MI 8 – CÂMERA
A câmera traseira dupla de 12 megapixels do Xiaomi Mi 8 oferece uma boa experiência aos usuários, da mesma forma que o Xiaomi Mi 8 Pro. Esse celular possui um sistema de câmera muito bem equipado, com OIS de 4 eixos, zoom óptico de 2x.
Além disso, e um modo AI que reconhece de forma inteligente e confiável a cena que você está tentando capturar (a partir de um som impressionante). O Mi 8 ainda oferece ajustes necessários para reforçar os resultados.
Apesar da gama de ferramentas sofisticadas à disposição da câmera Mi 8, você precisa ativar manualmente o modo AI acima mencionado, mas o HDR é definido como automático por padrão e geralmente pode ser usado para controlar os extremos de luz e sombra.
Para tirar fotos com zoom é preciso tocar no botão apropriado perto do botão do obturador para mudar para a segunda câmera, que também é usada com um modo retrato para close-ups.
TIRA BELAS FOTOS
Em geral, as fotos são razoavelmente precisas e nítidas, com cores ricas e detalhes decentes. A câmera AI geralmente executa sua tarefa de maneira admirável, embora possa tender a exagerar as cores em determinadas situações.
A qualidade das fotos tiradas com a lente telefoto do Mi 8 é bastante consistente com a foto principal, contanto que você a alimente com muita luz. Ele tem uma abertura pequena (f / 2,4 versus f / 1,8) e pixels significativamente menores de 1,0 µm (a câmera principal produz pixels de 1,4 µm).
Portanto, as fotos com pouca luz com zoom serão muito mais granuladas. Você também pode capturar vídeos em 1080p, a impressionantes 120fps ou 4K a 30fps. Há também um modo de câmera lenta que grava vídeos em 240fps para reprodução lenta e super-sedosa.
E você, compraria um celular da Xiaomi? Deixe um comentário.