O iPhone não é apenas um celular. Ele pode ser usado para tudo. Por exemplo: tirar fotos, enviar e-mails, realizar pesquisas, acessar as redes sociais, ouvir música, ver vídeos e muito mais. O iPhone coloca o mundo ao alcance das pessoas.
Assim, como os capítulos de um livro, cada modelo se baseia no último para levar a história adiante. O próximo capítulo da história do iPhone ainda não sabemos, mas podemos relembrar como tudo começou. Confira neste artigo!
Primeiro iPhone
O primeiro iPhone lançado foi em 29 de junho de 2007. O projeto que rendeu a primeira geração desse aparelho começou como um esforço para construir um tablet touch-screen. Mas quando o então CEO da Apple, Steve Jobs, subiu ao palco da Macworld Conference and Expo no início de 2007, se viu muito mais que isso.
“De vez em quando, surge um produto revolucionário que muda tudo”, disse Jobs. “Aqui está um celular para entrar na história. E nós estamos chamando isso de iPhone.”
Dessa forma começou a trajetória desse aparelho emblemático que conquistou muitos adeptos em todo o mundo.
iPhone 3GS – lançado em 11 de julho de 2008
Em junho de 2008, a Apple lançou o segundo capítulo da saga do iPhone. O iPhone 3G combinava todos os recursos incríveis do iPhone de primeira geração, porém duas vezes mais rápido. Além disso, continha GPS integrado para serviços móveis baseados em localização expandida e software iPhone 2.0.
Com o lançamento do iPhone 3GS, a Apple também introduziu a App Store para fornecer aos usuários acesso a mais de 50 mil aplicativos dentro de uma variedade de categorias, incluindo jogos, negócios, notícias, esportes, saúde e viagens.
iPhone 4 – lançado em 21 de junho de 2010
Quando o iPhone 4 foi lançado em 2010, era o celular mais fino da época, sendo 34% mais fino que o iPhone 3GS. As pessoas estavam tão entusiasmadas com o iPhone 4, que o site da Apple saiu do ar ao tentar lidar com mais de 600 mil pré-encomendas em um único dia.
iPhone 4S – lançado em 14 de outubro de 2011
A quinta geração do iPhone incluiu vários novos recursos, como um chip A5 dual-core que melhorou drasticamente o desempenho, e uma câmera atualizada com ótica aprimorada que permite aos usuários gravar vídeos em resolução HD 1080p. Infelizmente, a notícia do lançamento foi acompanhada pela perda do fundador da Apple, Steve Jobs, no dia seguinte.
iPhone 5 – lançado em 21 de setembro de 2012
Medindo 7,6 mm de espessura e 112 gramas de peso com uma tela de 4 polegadas, o iPhone 5 era o celular mais fino e mais leve que a Apple havia fabricado na época. Além de um design externo brilhante (feito inteiramente de vidro e alumínio), o iPhone 5 foi inovador, sendo o primeiro iPhone que a Apple lançou com o novo CEO Tim Cook.
iPhone 5C e 5S – lançado em 20 de setembro de 2013
A Apple lançou o iPhone 5C e 5S no mesmo dia, vendendo mais de nove milhões de celulares no primeiro final de semana em que os aparelhos foram colocados à venda, em comparação com cinco milhões de celulares iPhone 5 vendidos no ano anterior.
O mais caro iPhone 5S incluía vários recursos novos e outros aprimorados, incluindo uma câmera iSight de 8 megapixels com flash True Tone e Touch ID, que permitia aos usuários desbloquear seus dispositivos com o toque de um dedo.
iPhone 6 e iPhone 6 Plus – lançado em 19 de setembro de 2014
Um ano depois, outro lançamento conjunto. A Apple taxou o iPhone 6 e o 6 Plus como os maiores avanços na história do iPhone, apresentando dois novos modelos com impressionantes telas Retina HD de 4,7 polegadas e 5,5 polegadas.
Além disso, vinha repleto de tecnologias inovadoras em um design extremamente fino e transparente. Os celulares estabeleceram um recorde de pré-encomendas no primeiro dia de lançamento, com mais de quatro milhões nas primeiras 24 horas.
iPhone 6S e iPhone 6S Plus – lançado em 25 de setembro de 2015
As versões S do iPhone 6 e 6 Plus não mudaram muito em comparação com seus antecessores. Mas o novo sistema operacional dos celulares, o iOS 9, foi uma mudança significativa do sistema operacional anterior e incluiu uma integração mais profunda de aplicativos com a Siri.
iPhone SE – lançado em 31 de março de 2016
O modelo SE foi mais uma atualização de um modelo anterior. Enquanto seguiu o iPhone 6, o SE foi na verdade uma continuação do iPhone 5. Em termos de design, o iPhone SE era quase idêntico.
Mesmo que o iPhone SE revertesse para o tamanho de tela de 4 polegadas, ainda tinha espaço para grandes atualizações de hardware do iPhone 6S. O iPhone SE usou o mesmo avançado chip de processamento A9 que o iPhone 6S, a mesma câmera de 12 megapixels e os mesmos recursos de software.
iPhone 7 e iPhone 7 Plus – lançado em 16 de setembro de 2016
A Apple retornou ao seu cronograma de lançamento regularmente programado com o iPhone 7 de 4,7 polegadas e o iPhone 7 Plus de 5,5 polegadas. Os novos aparelhos causaram controvérsias com a remoção do fone de ouvido.
iPhone 8 e 8 Plus – lançado em 22 de setembro de 2017
A Apple pulou uma versão “S” do iPhone 7 e lançou o iPhone 8. Enquanto os modelos do iPhone 8 funcionavam com atualizações das versões do iPhone 7, houve várias mudanças significativas.
Foi inserida a tecnologia de tela True Tone que reproduzia cores mais precisas, ajustando-se automaticamente à iluminação de uma sala. O processador biônico A11 tem um chip de seis núcleos que se tornou 25% mais rápido que o A10.
iPhone X – lançado em 3 de novembro de 2017
A Apple anunciou o lançamento do iPhone X no mesmo dia que o 8 e o 8 Plus, mas esperou mais um mês e meio para liberá-lo. O iPhone X foi a primeira tentativa da Apple de inovar no design de tela, e eles definitivamente conseguiram isso com um display Super Retina de 5,8 polegadas que “enche a mão e ofusca os olhos”.
Além da tela inteira, o iPhone X incluía recursos e designs inovadores como uma tela OLED para oferecer cores impressionantes, uma câmera TrueDepth para habilitar a Face ID e a funcionalidade intuitiva de gesto para permitir que os usuários naveguem no celular sem o botão home.
Você já teve um iPhone? Conte sua experiência.