A tecnologia de carregamento turbo charge e super charge turbo permite que uma bateria de celular completamente descarregada seja totalmente carregada em poucos minutos. Portanto, diga adeus aos tempos de recarga que levam horas.
De alguma forma, a Xiaomi conseguiu gerenciar o tempo da carga em uma bateria de celular. O resultado final é a capacidade de recarregar 100% de uma bateria de 4.000mAh em apenas 17 minutos. A desvantagem disso é que você usa o ciclo de vida da bateria mais rapidamente, porém não é rápido o bastante para exigir uma nova bateria antes de comprar um novo celular.
Aparentemente, a Xiaomi está se preparando para lançar a tecnologia super charge e espera-se que seja compatível com o Mi 9 e Mi MIX 3 5G. Em seguida, deverá fazer o mesmo para tablets e laptops. Esta seria a tecnologia de carregamento rápido “mais rápida” já introduzida em smartphones.
Turbo charger
Embora os designs de celulares tenham evoluído para utilizar baterias de maior capacidade junto com telas maiores, o carregamento via USB foi limitado a 5 V e 1,5 A (7,5 W). No entanto, o turbo charge 2.0 foi introduzido em 2014 para superar essa limitação.
Isso permite que os dispositivos suportados aceitem um nível de carga mais alto quando combinados com um carregador compatível com o turbo charge. Esse sistema evoluiu se tornando um processo de carregamento ainda mais rápido e eficiente, garantindo uma carga segura que protege a vida útil da bateria.
O tubo charge 3.0 foi introduzido em 2015 para sustentar o fornecimento de alta potência para carregamento, garantindo ao mesmo tempo que a transferência de energia fosse o mais eficiente possível. As últimas evoluções serão universais, permitindo-lhes trabalhar com qualquer dispositivo de carregamento rápido.
Enquanto alguns fabricantes têm tecnologias diferentes que usam para carregadores rápidos, um dos melhores é o turbo charge 2.0 da Qualcomm. Ele está incluído em dispositivos como o Note 4, o Nexus 6, o HTC One (M8) e o Moto X (2014). Os celulares mais modernos incluem algum tipo de recurso de carregamento rápido, esteja ele ativado ou não.
Quando você está usando um dispositivo turbo charge 2.0, basta apenas ter uma porta específica para permitir a entrada de mais energia. Os dispositivos de carregamento rápido permitem mais do que os carregadores comuns, sem danificar a bateria.
Assim, enquanto um dispositivo antigo suporta apenas um carregador de 5 volts, 1 amp, os dispositivos de carregamento rápido podem usar um carregador de 9 volts e 2 ampères.
O que isso significa?
Agora, isso significa duas coisas. Primeiro, você precisa ter um dispositivo que suporte carregadores rápidos para aproveitar o impulso. Se você conectar um carregador rápido a um dispositivo mais antigo, o regulador que existe dentro do aparelho ainda impedirá que ele sobrecarregue a bateria.
Você não vai prejudicar o seu dispositivo, mas ele não irá carregar mais rápido. Isso também significa que você pode precisar comprar um carregador especial para usar com o dispositivo suportado. É mais provável que todos os carregadores que você está usando não sejam compatíveis com o turbo charge.
Portanto, obter o carregador de saída com mais velocidade ajudará. Mas lembre-se, só porque você não está usando a capacidade total do regulador de bateria do seu celular não significa que o seu aparelho não irá carregar. Ele apenas vai demorar um pouco mais para chegar a 100%.
Desvantagens do carregamento rápido
Então, sabemos como funcionam os carregadores rápidos. Mas é uma boa ideia usá-los? De uma perspectiva de segurança, você não precisa se preocupar, com certeza seu celular não vai explodir. No entanto, ainda existem algumas coisas que você deve saber.
Carregadores rápidos podem gerar mais calor
Quanto mais energia você empurra através de um dispositivo, mais estresse ele coloca em uma bateria e mais calor ela gera. Enquanto os dispositivos turbo charge são construídos para serem seguro, eles ainda podem ficar muito quentes.
Ao fazerem testes em carregadores Turbo da Motorola foi constatado que ficou consideravelmente mais quente do que no carregador normal. Embora isso não seja catastrófico, o calor excessivo também não é exatamente bom para a saúde do seu celular a longo prazo.
O efeito afunila na metade do caminho
Alguns fabricantes têm o péssimo hábito de exagerar no efeito dos carregadores rápidos. Enquanto a Qualcomm afirma que sua tecnologia turbo charge pode encher uma bateria a 60% em 30 minutos, pode levar uma hora ou mais para concluir os outros 40%.
O motivo, mais uma vez, tem a ver com o regulador. Uma vez que a bateria começa a encher, o regulador precisa encontrar novas células para colocar energia e evitar sobrecarregá-las. Pense nisso como um balão de gás. Se você não diminuir a velocidade da bomba de ar quando o balão estiver quase cheio, o balão explodirá.
Pode haver soluções mais baratas e melhores para suas necessidades de energia Apesar das desvantagens, os carregadores rápidos são excelentes para um cenário muito comum: quando o celular está morrendo e você precisa carregá-lo rapidamente antes de sair de casa. No entanto, há outro dispositivo que pode ajudar com isso: baterias externas.
Em vez de ficar preso a uma parede com um carregador específico por mais 30 minutos antes de sair, você pode levar consigo uma bateria que pode carregar seu aparelho várias vezes. Enquanto alguns são caros, muitas vezes você pode pagar menos por eles, em relação a um carregador rápido. O preço pode variar dependendo do fabricante. Portanto, vale a pena comparar as duas opções.
Conclusão
Usar carregadores rápidos em dispositivos compatíveis é melhor do que os atuais carregadores de celular existentes. Na verdade, eles são uma tendência para 2019 e provavelmente serão o padrão em alguns anos. Mas, chamá-los de carregadores rápidos é um truque de marketing.
Se você tiver um celular compatível e o carregador correto, poderá carregar seu aparelho muito mais rápido do que antes. No entanto, em seu estado atual, os carregadores rápidos podem reduzir potencialmente a vida útil da bateria a longo prazo, se usados com muita frequência.
O que você achou dessa tecnologia? Você compraria um celular compatível com um carregador turbo charge ou super charge turbo? Deixe um comentário.
Este post tem 2 comentários
Pingback: LG G7 Thinq, caprichado em quase tudo - Protegecell
Pingback: Aplicativos De Bateria, Funcionam? - Protegecell