Os sensores existem há muito tempo antes mesmo da criação do celular. Eles alcançaram a era digital e estão ficando cada vez menores. Os sensores também estão melhorando significativamente sua precisão. Isso permite que seu celular veja a luz e ouça o som com grande detalhe, além de captar sinais que não conseguimos. De fato, estamos nos tornando cada vez mais criativos ao usar essa percepção aumentada.
Isso torna o uso diário da tecnologia mais intuitivo e abre as portas para novas aplicações. Agora, seu celular provavelmente é também seu dispositivo de navegação na internet, além de possuir outros recursos como a câmera fotográfica, jogos e aplicativos diversos. Todas estas funções não seriam possíveis sem a tecnologia do sensor microscópico no interior do aparelho.
Portanto, os celulares hoje em dia vêm com uma variedade de sensores para facilitar uma melhor experiência do usuário, fornecer aplicativos com informações aprimoradas sobre o mundo ao redor do aparelho, oferece mais vida útil para a bateria. Vamos percorrer alguns dos poderosos micro-sensores do seu celular e ver o que eles podem fazer. Confira!
MOVIMENTO: ACELERÔMETRO E GIROSCÓPIO
Um acelerômetro pode detectar orientação em relação à gravidade, bem como movimento de translação. Esse recurso em seu celular pode medir inclinações e tradução em uma direção linear até certo ponto. É dessa forma que seu aparelho sabe se você está usando uma visualização paisagem ou retrato e, assim, pode ajustar automaticamente a tela.
Para ajudar o acelerômetro a sair com uma orientação precisa, mesmo quando o celular está se movendo, seus dados são combinados com um giroscópio. Isso mede as mudanças na velocidade angular. O giroscópio é usado para detectar mudanças de orientação mais complexas.
Portanto, você saberá quando precisa de aplicativos de ‘Realidade Aumentada’, assistir a vídeos em 360 graus ou usar seu celular como base em um jogo de corrida. Para medir sinais mecânicos através dos sensores digitais, o seu aparelho usa o sistema Micro Electric Mechanical Systems (MEMS). Embutidas em uma placa eletrônica, oferece uma versão do conceito de ferramentas de sensor mecânico.
Veja como isso funciona: O sensor de movimento é combinado com o acelerômetro e o giroscópio, assim pode ser usado em aplicações mais complexas. Aplicativos de esporte e fitness usam esses sensores para rastrear as etapas do usuário e combiná-las com o GPS para mostrar a rota e o ritmo.
LOCALIZAÇÃO: GPS, BARÔMETRO, MAGNETÔMETRO
Quando se trata de localização, a primeira coisa que vem à mente é o GPS, o sistema de posicionamento global. O receptor do seu celular capta sinais de uma rede de satélites para triangular sua posição relativa. Mas, como os sinais de GPS não estão disponíveis em todos os lugares, sistemas de posicionamento mais precisos preenchem as lacunas com sensor de movimento ou outros sensores.
Muitos celulares têm um barômetro que mede a pressão do ar. Isso é útil para detectar mudanças climáticas. No entanto, em combinação com outras ferramentas, como GPS e Wi-Fi, os barômetros podem contribuir com dados de altitude para dar um sinal de posicionamento. Com o advento de uma navegação interna mais precisa, o barômetro pode ajudar a determinar em que andar o usuário está dentro de um edifício, por exemplo.
Como o nome indica, um magnetômetro mede campos magnéticos. Com o campo magnético da Terra, esse sensor pode fornecer ao seu celular uma orientação simples. Os aplicativos de bússola digital usam isso e também mapas digitais que giram dependendo da sua orientação física.
Mas, o uso de magnetômetros pode ir além disso: a capacidade de detectar a posição de um imã já está funcionando e sua precisão está melhorando. Isso abre o caminho para outras funções, como controle por gestos sem fio.
LUZ E SOM: MICROFONES, LUZ AMBIENTE E PROXIMIDADE
Os microfones não são particularmente novos, mas a tendência é claramente direcionada para o comando de voz, dando-lhes um papel cada vez maior na tecnologia do futuro. Os microfones MEMS estão conquistando o mercado de celulares, já que são muito menores do que qualquer outro concorrente.
Eles fornecem uma qualidade de áudio com alta definição para gravações. Além disso, é um padrão em dispositivos, como relógios ou óculos inteligentes. Sensores de luz ambiente podem medir a luz ao redor do celular. Seu aparelho normalmente usa isso para ajustar o nível de brilho de acordo com o ambiente.
O sensor de proximidade funciona de maneira semelhante, mas detecta luz infravermelha, invisível ao olho humano. Geralmente é colocado perto do alto-falante superior do seu celular e combina um LED que emite um feixe IR com um detector de luz. Se a luz retornar, o sensor de proximidade detectará a luz refletida.
Dessa forma, pode descobrir se o seu celular está no seu ouvido ou no bolso. Outra possibilidade é desligar a tela para economizar energia ou desativar a tela sensível ao toque. Outros casos de uso incluem usá-lo como um detector de movimento e transformar seu celular em uma câmera de segurança.
SENSORES DE IMPRESSÃO DIGITAL
Existem várias tipos de sensores de impressão digital. Por exemplo: óptico, capacitivo ou ultra-sônico. Esses scanners usam luz, uma corrente elétrica ou um pulso ultra-sônico e transmitem-no contra o dedo.
A partir das informações coletadas, geraram uma imagem das linhas do dedo que formam uma impressão digital única. Essa tecnologia permite recursos como login seguro em um dispositivo móvel ou autenticação para pagamento, dentre outros meios de uso.
Além disso, os sensores biométricos podem ser usados para coletar a frequência cardíaca de um usuário e a estimativa da saturação de oxigênio arterial para uso em um aplicativo de saúde dos fornecedores.
O QUE VEM POR AÍ…
Os sensores móveis estão cada vez mais precisos e compactos, além de eficientes em termos energéticos. E como as memórias dos celulares estão se tornando cada vez menores e mais sofisticadas, novos tipos de sensores surgirão no mercado em breve.
À medida que os sensores são aperfeiçoados tornam o seu celular mais perspicaz do que nunca. As possibilidades para sua potencial aplicação estão aumentando, por exemplo: experiências de jogos imersivas, navegação interna e novos padrões de segurança.
Gostou desse artigo? Deixe um comentário.