O mundo de repente congela quando você vê que seu celular caiu na água. Afinal de contas, esse é um dispositivo de alta tecnologia, e provavelmente você investiu um bom dinheiro nele. Portanto, as chances são grandes de que tenha estragado. Mas, não se desespere! Caso isso aconteça com você, saiba como resolver. Neste artigo vamos dar algumas dicas para aumentar a probabilidade do seu celular sobreviver ao cair na água.
E QUANDO CAI NA ÁGUA
É verdade que mais e mais fabricantes de celulares mudaram para projetos à prova d’água nos últimos dois anos. Ainda assim, nem todos podem se dar ao luxo de comprar um celular à prova d’água e isso significa que precisamos recorrer a outros métodos. Uma boa opção é contratar um serviço de proteção para o celular. Dessa forma você estará protegido de danos e acidentes.
Conseguir salvar um celular danificado pela água é possível, mas nem sempre dá certo. Nada garante que o dispositivo será realmente resgatado. E se o gadget foi prejudicado, há grandes chances de que o estrago seja permanente. Independentemente disso, muitas vezes pode acontecer de você resgatar da água essa preciosa tecnologia e conseguir salvar todos os seus dados importantes.
COMO RECUPERAR SEU CELULAR
Primeiramente, retire o seu celular da água e se certifique que ele está desligado. É difícil reagir rapidamente quando um evento tão devastador acontece, mas você deve se apressar. Quanto mais tempo o dispositivo ficar submerso, menores as chances de sobrevivência.
Se o celular molhou, mas ainda estiver ligado, desligue-o ou tire a bateria, se possível. Em seguida, coloque-o em um local seguro, de preferência em uma superfície plana em cima de algumas toalhas de papel.
A boa notícia é que até mesmo os celulares não-impermeáveis, atualmente são pelo menos um pouco mais resistentes à água do que os de anos anteriores. Por isso há algumas coisas que você pode fazer e outras que não deve, para seu celular não ficar totalmente danificado.
O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER QUANDO VÊ QUE SEU CELULAR CAIU NA ÁGUA
As suas ações podem significar a diferença entre salvar ou danificar ainda mais seu aparelho. Portanto, fique atento as suas atitudes no momento de pensar em uma solução. Veja as dicas para evitar danos no seu celular.
– Não ligue o seu celular. Componentes elétricos em operação não combinam bem com a água.
– Não pressione nenhuma tecla. Isso pode empurrar mais água para dentro do telefone. O melhor é tentar mexer no seu celular o mínimo possível.
– Não agite ou sopre o dispositivo. Isso também pode empurrar a água para áreas mais profundas. Outra dica é não usar o secador de cabelos.
– Não aplique calor no aparelho. Lembre-se de que o calor excessivo também pode danificar o celular.
– Não mova o celular demais. Isso evita que a água se mova dentro dele.
DICAS ADICIONAIS
Se o celular molhou desmonte ele. O que quero dizer é que você deve remover tudo que é removível pelo usuário. Por exemplo: a bateria (se possível), cartão SIM e cartão SD. Coloque tudo numa toalha de papel.
Agora, se você é especialista em tecnologia e conhece os detalhes de um celular, e não se importa em arriscar anular sua garantia, você pode ir em frente e desmontar o telefone inteiro também. Isso pode ajudar a secar cada peça mais rapidamente. Só tome cuidado, se você não sabe o que está fazendo isso pode causar mais mal do que bem.
TENTE SECAR O EXTERIOR COM UMA TOALHA DE PAPEL
Primeiro, temos que tentar secar todo o excesso de água encontrada por fora do aparelho. Use a toalha de papel para secar todos os componentes. Apenas certifique-se de não mexer muito no celular. Dessa forma, suavemente seque tudo sem movê-lo demais.
VOCÊ PODE TENTAR USAR UM ASPIRADOR DE PÓ
Claro, existem áreas que a toalha de papel não consegue chegar. Na verdade, um aspirador de pó pode sugar partículas de água do seu celular sem muito risco. Apenas certifique-se de que a sucção não fará o celular se mover excessivamente. Ah, e tente não usar um aspirador muito potente. Uma boa ideia é deixá-lo a certa distância do seu aparelho na hora de aspirar.
ESPERE PARA VER O RESULTADO
A parte mais difícil está chegando, porque envolve deixar o celular que caiu na água parado por um longo período de tempo. Isso significa que você não pode usá-lo. Se você tiver outro aparelho, transfira o cartão SIM, caso esteja totalmente seco.
Então, onde deixar seu celular para esperar o resultado? Você pode simplesmente deixar o aparelho em cima de uma mesa ou dentro de uma gaveta, mas algumas pessoas gostam de dar uma ajudinha. Você pode colocá-lo em um ambiente que facilite seu processo de secagem.
Uma prática muito comum é colocar o celular em um saco “ziploc” com arroz dentro, e deixá-lo descansar por cerca de 2 a 3 dias. Parece estranho, mas é uma técnica muito usada na maioria dos casos.
Mas, por que arroz? Principalmente porque é algo disponível na maioria das casas. A ideia é que o arroz por ser muito bom para absorver a umidade do ar, torne o ambiente do celular mais seco. Assim, ajudará na secagem do aparelho. Mas existe outra alternativa como os pacotes de gel de sílica.
CONCLUSÃO
Portanto, se o celular caiu na água e você fez tudo que podia e alguns dias se passaram, está na hora de ver se todos os seus esforços valeram a pena. Tire o celular de onde você o deixou e monte-o. Em seguida, conecte o telefone e tente ligá-lo. Se funcionar, você conseguiu!
No entanto, fique atento a qualquer sinal estranho no seu aparelho. Pelo menos por alguns dias. Além disso, teste todos os componentes. Faça uma chamada para ver se está funcionando bem, teste o alto-falante, a internet, etc.
Agora, se o celular não funcionar, é hora de aceitar a derrota e levá-lo a um profissional para avaliar se ele pode ser recuperado. Você também pode reivindicar seguro se tiver feito. Caso todas suas tentativas fracassem, entenda que fez o que foi possível.
O seu celular já caiu na água? Deixe um comentário.