O mais recente celular da série “M” da Samsung é o Galaxy M30. Esse é o terceiro aparelho da série. O lançamento se deve em grande parte ao fato da empresa não ter conseguido permanecer no mercado de celulares de médio porte com seus produtos.
Boa parte disso é por causa da fabricante Xiaomi quem vem ganhando espaço no setor de telefonia. Isso não deixa a Samsung com muitas opções e, como solução, a empresa nos apresenta a série Galaxy M.
Design
O Galaxy M30 segue a mesma linguagem de design que seus irmãos mais novos. É construído em policarbonato e tem um acabamento brilhante na parte de trás. A armação de plástico curvada em torno das bordas para caber na tela é elegante, embelezando o corpo do celular.
O painel traseiro é suave ao toque e o acabamento gradiente azul e preto é interessante. A matriz de câmeras triplas na parte de trás está em um módulo no canto superior direito com um anel de prata acentuado sobre o sensor do meio.
No geral, o Galaxy M30 se parece muito com outros celulares desse segmento. O design é funcional, cabe muito bem nas mãos e é bastante resistente. Dito isto, recomendamos aos usuários que coloquem uma capa porque o desgaste normal aparece como marcas depois de algum tempo.
Exibição
O M30 recebeu uma atualização no painel Super AMOLED medindo 6,4 polegadas. Ele tem uma resolução Full HD + (2280 x 1080 pixels) e ostenta o design de entalhe infinito-U da empresa. Isso faz com que tenha uma proporção de 19,5: 9 de tela.
O Galaxy M30 também é o primeiro celular da série M com o entalhe em forma de U na frente. O design entalhado é ainda menor do que o entalhe normal de gota d’água encontrado no Galaxy M10 ou M20. Dito isto, o M30 tem a parte inferior um pouco mais larga que o M20.
Em uso, o Galaxy M30 parece ser um bom celular para assistir vídeos e ouvir música. A tela se inclina um pouco para tons mais quentes, mas as cores se saem bem, cortesia do painel AMOLED.
Os ângulos de visão também são ótimos e com brilho máximo. O M30 tem excelente legibilidade à luz solar. Ele vem com a certificação Widevine L1 e também suporta Dolby ATMOS em fones de ouvido.
Câmera
A configuração de três câmeras no M30 consiste em um sensor primário de 13MP com uma abertura f / 1.9 acoplado a um sensor de profundidade de 5MP e um sensor de ângulo ultra grande angular de 5MP que permite um campo de visão de 123 graus.
Os entusiastas da fotografia podem brincar com a câmera grande angular para algumas imagens da paisagem, mas não se deve esperar muito. Em uso, o Galaxy M30 enfrenta problemas semelhantes ao M20 no departamento de câmera.
As imagens de grande angular falham na retenção de detalhes. As fotos regulares parecem um pouco saturadas, enquanto a clareza e a nitidez se alteram. Outro ponto observado pelos usuários do M30, é que a câmera funciona melhor em luz natural e qualquer coisa abaixo disso leva a imagem a oferecer pouca qualidade. Isso vale também para o M30.
Com pouca luz, a câmera é incapaz de reproduzir o tipo de clareza de outros celulares de ponta e é marcada pelo ruído. Há uma atualização no M30 diferente do M20 que é a adição do sensor de profundidade que auxilia o sensor primário na criação de imagens com profundidade de campo.
Na frente, a câmera de 16MP está abaixo da média porque não ajusta muito bem as imagens, resultando em perda de detalhes e um pouco de selfies desbotadas.
Desempenho
O Samsung Galaxy M30 é alimentado pelo chipset Exynos 7904, que é o mesmo encontrado no M20. É uma CPU octa-core que utiliza dois clusters Cortex-A73 com clock de 1,8 GHz para tarefas que consomem muita energia.
Além disso, seis núcleos Cortex-A53 com clock de 1,6 GHz para eficiência de energia. Há o Mali-G71 MP2 como processador gráfico no M30. Isso é combinado com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno ou 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.
Com essa configuração, o desempenho do M30 foi decente. Em uso moderado, o Exynos 7904 é capaz de alimentar o celular através de várias tarefas. No entanto, ele tem seus limites, então você não pode esperar grande multitarefa.
Para usuários comuns, o M30 não irá decepcionar se o seu uso girar em torno de aplicativos como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, YouTube entre outros. Adicione um pouco de jogos casuais e terá um bom desempenho. De fato, tanto o M20 quanto o M30 são semelhantes em desempenho.
Eficiência do Android
O M30 tem o Samsung Experience 9.5 UI baseado no Android 8.1.0. As otimizações da Samsung mantêm o programa em execução sem interrupções. Algumas desvantagens da interface do Experience é que ela é baseada no Android 8.1 quando a concorrência está ativa no Android 9.0 Pie.
Além disso, a Samsung continua fornecendo aplicativos de terceiros e de fábrica. Alguns desses apps podem ser desinstalados com exceção dos aplicativos da Microsoft e da Samsung.
Na tela de bloqueio, o Glance exibe um boletim informativo em estilo de revista. No geral, o M30 é um ótimo celular. Mas existem aparelhos com melhor desempenho no mercado, especialmente para os usuários que gostam de jogar.
Desempenho da bateria
A Samsung equipou o Galaxy M30 com uma bateria de 5.000mAh que também suporta carregamento rápido através do adaptador de 15w fornecido na caixa.
Leva cerca de 3 horas para o celular carregar de 0% a 100% usando o adaptador de carregamento rápido. Ter uma bateria maior aumenta a sustentabilidade e, no caso do M30, é muito benéfico.
O M30 consegue durar dois dias com uma única carga quando usado moderadamente. Naturalmente, no uso pesado, que inclui jogos ou assistir a vídeos por um longo período, o M30 pode não durar o dia todo.
O que achou das características do Galaxy M30? Gostaria de ter um? Deixe seu comentário.