O Samsung Galaxy A30 é um dos filhos do meio da série A, entre o Galaxy A20 e o Galaxy A50. Essas são as alternativas mais acessíveis diante da série Galaxy S. Sem dúvidas, eles são bonitos de se olhar e chamam a atenção.
E o melhor de tudo é que o preço é acessível, o que agrada muitos usuários que estão procurando um celular de baixo preço e boa performance. Se esse é o seu caso, o Galaxy A30 pode ser uma boa opção, já que oferece um design atraente, câmeras de boa resolução e processador eficiente.
Design e exibição do Samsung Galaxy A30
O Samsung Galaxy A30 é um celular super leve com tela grande. Além disso, é bastante fino, com apenas 7,7 mm de espessura, da mesma forma que o A50. O visual se encaixa nos padrões de 2019, com uma tela reduzida no painel, embora na verdade não tenha a parte traseira de vidro ou a moldura de alumínio da série Galaxy S10.
O A30 é de polímero nas costas com uma moldura plástica prateada. Pelo menos parece convincente. A tela AMOLED Infinity-U de 6,4 polegadas é muito vibrante, com cores aparecendo e contrastando bem. É sem dúvida um dispositivo bonito e ótimo para assistir vídeos.
A tela grande foi modelada por um pequeno entalhe no topo, conhecido popularmente como ‘entalhe em forma de lágrima’, e é usado para armazenar a câmera selfie. Dito isto, mesmo com todo esse espaço livre na tela, os ícones de notificação parecem um pouco pequenos.
Na parte inferior do celular, há um fone de ouvido de 3,5 mm, que ainda agrada muitos usuários, diferente do iPhone que aboliu a entrada para fones. Além disso, vem com uma conexão USB-C.
Os botões de liga/desliga na lateral do celular parecem um pouco altos demais para serem usados confortavelmente, assim como o sensor de impressão digital traseiro, que é um problema que acompanha o tamanho do dispositivo, mas dependendo de como você segura o celular, este pode não ser um transtorno. O Galaxy A30 está disponível em quatro cores: preto, branco, azul e vermelho.
Câmeras
No papel, o Samsung Galaxy A30 é um celular com uma câmera impressionante para fotografia. Ele possui uma câmera traseira de lente dupla que consiste em um sensor principal de 16MP com abertura f / 1.7 e lente ultra-larga de 5MP com abertura af / 2.2.
A lente ultra-larga possui o mesmo campo de visão abrangente de 123 graus da série Galaxy S10. A parte frontal do celular possui uma câmera selfie de 16MP. Como todos os celulares Samsung, a interface do usuário da câmera é muito fácil de usar, com todos os efeitos e opções fáceis de encontrar e uma velocidade do obturador muito boa que captura momentos rapidamente.
No entanto, esses efeitos foram decepcionaram em alguns testes, já que o modo Live Focus geralmente fica muito ou pouco borrado, e a função Auto Selfie, através da qual podemos tirar uma selfie apenas acenando com a mão, não funciona tão bem quanto o esperado.
Há dificuldades em perceber o efeito “otimizador de cena”. Assim, não apresenta nenhuma diferença perceptível. No entanto, durantes os testes, especialistas destacaram a necessidade de usar esse recurso em vários locais para tomar uma decisão final sobre sua eficiência.
As fotos não têm nada de especial em comparação com outras câmeras de celulares da mesma categoria. Portanto, as imagens são boas para o uso diário, como em publicações em redes sociais. Os vídeos também estão dentro do patrão, oferecendo nitidez e boa resolução. Por fim, a câmera do A30 tem comportamento diferente de acordo com o ambiente.
Bateria
Com uma capacidade de bateria considerável de 4.000 mAh, o Samsung Galaxy A30 dura facilmente um dia inteiro e é quase tão grande quanto a bateria de 4.100 mAh do tremendamente mais caro Samsung Galaxy S10 Plus.
Obviamente, a vida útil real de uma bateria depende de quão bem o software e o chipset são otimizados e como você usa o dispositivo. No entanto, em testes de revisão de bateria, especialistas aprovaram o desempenho, constatando boa duração depois de uma revisão completa.
O aparelho suporta carregamento rápido de 15W, o que é bastante veloz, embora nada comparado aos recursos de carregamento sem fio do celular S10, como o carregamento sem fio de 25W do S10 Plus 5G.
Características e recursos
Quando brincamos com o sistema operacional Android 9 do Samsung Galaxy A30, percebemos que é fácil de usar, abrindo aplicativos e navegando nos menus com facilidade. O celular A30 tem 32 GB de armazenamento interno e 3 GB de RAM, bem como memória de 64 GB e 4 GB.
Ele também suporta cartões microSD, caso você precise de mais armazenamento. Isso não é de tirar o fôlego, e a falta de memória pode ser um problema para algumas pessoas que usam muitos aplicativos ou fazem download de mídia.
Principais especificações do Samsung Galaxy A30
Corpo: Gorilla Glass 3 na frente, armação de plástico e traseira;
Tela: 6.4 Super AMOLED; proporção de 19.5: 9; FullHD + (1080 x 2340 px)
Câmeras traseiras: 16 MP, f / 1.7, PDAF; 5 MP, f / 2.2, (ultra amplo)
Captura de vídeo: 1080p a 30fps
Câmera frontal: 16 MP, f / 2.0, foco fixo; Vídeo 1080p
Chipset: Exynos 7904 Octa (10 nm), processador octa-core (2x Cortex-A73@1.8GHz + 6x Cortex-A53@1.6GHz), GPU Mali-G71MP2.
Memória: 4 GB de RAM + 64 GB de armazenamento / 3 GB de RAM + 32 GB de armazenamento; Cartão microSD de até 512 GB
SO: Android 9.0 Pie; Interface do usuário do Samsung One na parte superior
Bateria: 4.000mAh Li-Ion; Carga rápida de 15W
Conectividade: opções de Dual SIM / Single SIM disponíveis; LTE; USB 2.0 Tipo C; Wi-Fi – GPS + GLONASS + BDS; Bluetooth 5.0; Rádio FM.
Outros: Alto-falante único, fundo, leitor de impressão digital montado na parte traseira.
Conclusão
O Samsung Galaxy A30 é uma alternativa mais barata diante dos mais caros celulares do mercado. Ele possui uma tela considerável, uma bateria robusta para uso durante todo o dia e uma câmera traseira de lente dupla com um campo de visão muito amplo. Portanto, vale a pena comprar.
E você o que acha? Gostaria de ter um Samsung Galaxy A30? Deixe um comentário.