dicas bateria

Dicas Para Aumentar A Vida Útil Da Bateria Do Celular

O tempo de duração da bateria é um problema que gera muitas reclamações dos usuários de celular. Muitos reclamam que não chegam ao final do dia com carga suficiente e que têm que carregar o aparelho constantemente. Além disso, após alguns meses de uso, o celular diminui sua resposta aos comandos.

Os celulares estão cada vez mais potentes, porém a bateria continua sendo sua fraqueza. As novas tecnologias não acompanharam o ritmo. Portanto, a duração da carga ainda não atende as expectativas dos usuários.

Será que existe solução para aumentar a vida útil do celular? Saiba que nos últimos tempos o uso de celulares aumentou muito. Segundo pesquisas, o brasileiro dá uma olhada no celular cerca de 150 vezes por dia, fora as ligações que são feitas. Portanto, acontece o seguinte: quanto mais você usar o celular, maior será a necessidade de uso da bateria.

MITOS E VERDADES SOBRE USO DA BATERIA

Você já deve ter ouvido falar que o melhor é deixar a bateria esgotar-se completamente antes de iniciar a recarga. Mas, se o seu celular for antigo, essa dica serve. Com os novos, isso não acontece mais. 

Os celulares antigos funcionavam com baterias de chumbo-ácido que precisavam ser totalmente descarregadas antes de recarregá-las para manter seu desempenho. As atuais baterias de íons de lítio podem agora ser recarregadas sem precisar que sejam completamente esgotadas.

Outro mito: colocar a bateria no freezer para que ela funcione melhor. Se você fizer isso, pode danificar a bateria. Além disso, a umidade pode deteriorá-la e causar um curto-circuito.

Saiba que existem algumas técnicas que permitem ganhar horas de autonomia e prolongar a vida útil da bateria. Confira!

A RESOLUÇÃO

Quanto maior o nível de resolução da tela, maior o uso da bateria. Na verdade essa é uma das coisas que tem maior impacto na bateria. A dica é diminuir a resolução para poupar energia.

O PROCESSADOR

O tipo de processador, assim como a tecnologia que possui, é fundamental. A última geração de celulares lançados oferecem diferentes alternativas para otimizar a bateria. Assim, o melhor é comprar um celular com boa velocidade de processamento.

CONECTIVIDADE 

Se o modem ou outro tipo de conexão com a internet não for a ideal, a bateria do celular fará mais esforço para que o aparelho funcione.

MEMÓRIA RAM

Os usuários já sabem que esse é um grande problema. Todas as pessoas desejam ter um aparelho com um grande lote de memória. Mas é preciso considerar que quanto mais RAM você tem no celular, mais energia será consumida.

OS APLICATIVOS

Os usuários também devem fazer a sua parte para a bateria do celular durar mais tempo. É essencial fechar os aplicativos que você não está usando. Em particular aqueles que consomem muita energia. Você também deve considerar remover aqueles que não são muito usados. 

Saiba que cada software oferece opções para ver o quanto cada programa está consumindo de bateria. Na opção “Configurações”, tanto no iOS quanto no Android, você pode ver a quantidade de bateria consumida em cada um dos seus aplicativos. Com base nisso, é possível escolher quais aplicativos manter e quais remover ou fechar.

APLICATIVOS PARA GERENCIAR A BATERIA DO CELULAR

Existem opções como o Greenify que, quando a bateria está acabando, param automaticamente os processos que consomem muita energia. Isso também pode ser feito a partir do sistema operacional do celular. Tanto no iOS como no Android, é possível escolher a opção “Economia de energia” para evitar sobrecarregar o aparelho.

O BRILHO DA TELA

Essa é uma dica importante que você pode colocar em prática para economizar a bateria do celular. É recomendável reduzir o brilho da tela para conseguir mais autonomia na bateria.

NÃO CHEGUE NO 0%

Não é aconselhável esperar que a bateria do celular descarregue completamente para conectá-la. Muitos especialistas sugerem carregá-lo antes que ele atinja 0%, essa é uma forma de prolongar sua vida útil.

EVITE A CONEXÃO CONTÍNUA

Quando a bateria atinge 80% ou 100% de carga, ela pode ser desconectada. O hábito de usar o celular como se fosse um “telefone fixo”, ou seja, o tempo todo conectado ao cabo de alimentação, é prejudicial à saúde do aparelho. Se realmente não há outra opção, porque a bateria não resiste, então é hora de pensar em comprar um novo celular.

CUIDADO COM O WI-FI

Outra dica é desligar o Wi-Fi, bluetooth e GPS quando você não estiver usando esses serviços, pois eles consomem muita energia.

EVITE O SOL

Muitas pessoas não sabem que a exposição a altas temperaturas é uma das coisas que causam mais danos nas baterias. É por isso que você tem que evitar que o celular passe muito tempo exposto ao sol, ou seja, em locais em que receba uma forte luz solar.

O TIPO DE CARREGADOR

É sempre aconselhável usar o carregador que vem com o celular. Não é indicado usar outro tipo de carregador, diferente daquele vindo de fábrica junto com o aparelho. Utilizar outro não só pode reaquecer a bateria do celular, mas pode até destruí-la.

CONTROLE AS ATUALIZAÇÕES

É fundamental configurar o celular de forma que as atualizações das diferentes redes sociais que você acessa possam ser feitas manualmente. Isso impede que eles consumam energia mesmo quando o celular não está sendo usado.

VOLUME BAIXO

Os sons que saem do celular, sejam eles alertas ou músicas, também consomem a carga da bateria. Com o uso de fones de ouvido, você pode reduzir o gasto de energia, bem como silenciar os sons do celular e de aplicativos.

CALIBRE A BATERIA

Se o celular já tiver vários meses de uso e a bateria não responder, ele pode ser recalibrado. Para fazer isso, aguarde até que a bateria esteja 0% antes de carregá-la. Isso deve ser feito apenas uma vez a cada dois meses e não com freqüência.

COMECE DO ZERO

Quando todo o celular está falhando, uma boa alternativa é restabelecer os padrões de fábrica. Isso elimina tudo que foi instalado anteriormente e começa do zero. É conveniente fazer um backup antecipadamente para não perder informações valiosas.

E você, o que faz para aumentar a vida útil do seu celular? Deixe um comentário.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter

Este post tem 3 comentários

  1. Pingback: LG K12 Max, LG K12 Prime: entenda as diferenças - Protegecell

  2. Pingback: Iphone 8 – Prós E Contras - Protegecell

  3. Pingback: Os melhores modelos de celulares da Sony - Protegecell

Deixe uma resposta

Veja outros dos nossos artigos

Agende o concerto do seu Iphone Agora

Fechar Menu
Nosso WhatsApp