O Blackberry já foi muito cobiçado, dominando uma parte do mercado de telefonia móvel há alguns anos atrás. Quem conhece ou já teve um, sabe que a fabricante TCL foca na segurança com teclados qwerty.
O Blackberry Key 1 foi a volta da marca ao mercado, e agora seu sucessor, o Blackberry Key 2, melhorou em todos os sentidos. Neste artigo está tudo que você precisa saber sobre esse novo lançamento que a TCL está colocando no mercado.
A empresa anunciou uma versão em vermelho do Key 2 esse ano, sendo que já está disponível na Europa há algum tempo e deve chegar aos estados Unidos. No entanto, no Brasil ainda não tem previsão.
O dispositivo possui uma moldura de alumínio e detalhes em vermelho, o que é uma abordagem radicalmente diferente do padrão. Além disso, é moderno e elegante. O BlackBerry Key2 virá com 128 GB de espaço de armazenamento.
Design do BlackBerry Key2
À primeira vista, o Key2 é muito parecido com o Key1, mas olhando um pouco mais de perto você verá que o BlackBerry aproveitou a oportunidade para melhorar o design. O Key2 é mais leve que o seu antecessor, graças ao alumínio usado no corpo.
Também é mais alto e elimina o feioso painel prateado na parte superior do celular, substituindo-o por uma moldura preta mais fina que não tira tanta atenção do visor LCD IPS de 4,5 polegadas.
O verso texturizado de toque suave permanece praticamente o mesmo, mas a inclusão do primeiro sistema de câmera de lente dupla da BlackBerry realmente diferencia o celular dos anteriores. O teclado foi estendido levemente até o corpo do aparelho, e isso permitiu que o BlackBerry tornasse as teclas 20% mais altas que o Key 1, o que deve facilitar a digitação.
O teclado também contém agora uma chave que o BlackBerry está chamando de “Speed Key”. Então, segure esta tecla e toque em outra, e você será transportado de um aplicativo para outro instantaneamente.
A barra de espaço com detecção de impressão digital está de volta e o teclado ainda funciona como um trackpad. Há uma porta USB-C na parte inferior do celular, enquanto uma entrada de fone de ouvido fica um pouco fora do centro, no topo.
Especificações principais
Os celulares Blackberry têm sido tradicionalmente menos potentes que a maioria dos concorrentes, e o Key2 não vai mudar essa tradição.
CPU: Qualcomm Snapdragon 660
RAM: 6GB
Armazenamento: 64 GB / 128 GB
Armazenamento MicroSD: Sim, até 256GB
Tamanho da tela: 4,5 polegadas
Resolução: 1620 x 1080
Conectividade: GSM / CDMA / LTE
Bateria: 3.500mAh
Tamanho: 151,4 x 71,8 x 8,5 mm
Peso: 168g (5,92 oz)
Sistema operacional: Android 8.1 Oreo
Sobre o processador
Enquanto a maioria dos celulares emblemáticos da época usava o poderoso Snapdragon 845, o BlackBerry permaneceu com o Snapdragon 660. Esse processador de menor potência não tem a capacidade de fornecer a mesma velocidade de um processador mais forte.
Porém, se imagina que ele ainda proporcionará um bom desempenho para o celular, especialmente quando combinado com 6 GB de RAM, o que deve facilitar a multitarefa.
Enquanto um processador mais potente é melhor para rodar jogos chamativos e coisas do gênero, optar por mais poder de multitarefa com RAM adicional mostra as raízes corporativas do BlackBerry.
Desempenho da bateria
Essa capacidade multitarefa é reforçada por uma bateria de 3.500mAh. O Key 1 teve um ótimo desempenho de bateria, já que uma carga durava o dia todo. Então, os fãs do BlackBerry esperam que o Key2 continuasse essa tradição. Quando acabar a bateria, haverá suporte para o QuickCharge 3.0, para que os usuários não fiquem esperando carregar muito tempo.
Há muito espaço no celular, também, com 64 GB (128 GB disponíveis em certos mercados) de armazenamento onboard, e a opção de usar um cartão MicroSD para aumentar isso é um grande atrativo para os usuários.
Apesar da falta de outros celulares Blackberry com Android 8.0 Oreo, o Key2 será lançado com o Android 8.1 Oreo. O BlackBerry prometeu uma atualização para o Android Q, mas ainda precisa atualizar os aparelhos para o Android 9 Pie. Já se passaram alguns meses desde que o Google lançou o software, e ainda não houve essa atualização.
Câmera
Uma câmera potente não é exatamente a maior atração entre o público do BlackBerry, então é perdoável. Mas finalmente, o Key2 ostenta a primeira configuração de duas lentes da marca na traseira. Há duas lentes de 12 megapixels na parte de trás do Key 2 – uma com abertura f / 1.8, a outra com uma abertura f / 2.6. Isso deve dar ao celular uma capacidade de câmera boa o suficiente, e com a adição de um modo de retrato e um zoom de 2x, espera-se ver belas fotos.
Software e recursos especiais
Embora o software do aparelho seja basicamente o Android 8.1 Oreo, há uma série de aplicativos adicionais da marca BlackBerry que devem ser familiares a qualquer usuário que tenha experiência com o BlackBerry. Há também alguns recursos de segurança muito interessantes carregados por padrão.
Por exemplo, o software DTEK que dá a você a chance de beliscar vários acessos não autorizados, além de dar uma classificação geral de segurança. O Locker permite que os usuários mantenham vários aplicativos e arquivos. Além disso, o navegador da Web Firefox Focus, focado em segurança, é instalado por padrão.
Preço, lançamento e disponibilidade
O BlackBerry Key2 custava US $ 650 dólares quando foi lançado pela primeira vez, mas você pode encontrá-lo por menos agora. Além disso, está disponível agora no site da Blackberry. Será uma versão desbloqueada que é compatível apenas com redes GSM, ou seja, AT & T e T-Mobile. Ambas as opções de cor prata e preto estão disponíveis na Amazon.
A empresa TCL lançou também o BlackBerry Key LE que é uma versão de baixo custo do Key2, eliminando alguns dos recursos de alta tecnologia e cortando custos usando diferentes materiais para oferecer o aparelho por um preço mais acessível.
Você já teve um celular BlackBerry? Gostaria de experimentar esse novo lançamento? Deixe um comentário.