As grandes indústrias do mercado de processadores para celulares são definitivamente Huawei, Samsung e Qualcomm. A Qualcomm é fornecedora da maioria dos fabricantes de celulares, enquanto a Samsung e a Huawei fabricam seus próprios chipsets.
Dito isso, você deve ter curiosidade em saber quais são os modelos de celulares com maior poder de processamento do mercado em 2019. Confira a resposta neste artigo.
AFINAL, O QUE EXATAMENTE SÃO PROCESSADORES?
Os processadores para celulares sempre vêm como sistemas de chip único (SoC – single-chip systems).
Isso significa que vários tipos de processadores são colocados em uma única peça de silício, o que influencia significativamente a velocidade de trabalho do celular.
O clock e o número de núcleos da unidade central de processamento (CPU) não dizem nada sobre a rapidez com que o celular funciona em determinadas tarefas.
Um SoC consiste em CPU, GPU, modem LTE, processador multimídia, segurança, processador de sinal, acelerador AI e, muitas vezes, também unidades para Bluetooth e Wi-Fi.
Essa variedade de recursos torna difícil falar sobre o processador de celular mais rápido. Quase todos os chips de celulares usam a arquitetura ARM para o seu CPU.
O ARM fornece classes de CPU de diferentes forças, que podem ser encontradas em diversas variações nos SoCs de celulares. O truque é a composição e o “timing” dos chips.
A situação é semelhante com os processadores gráficos.
A Qualcomm usa o Adrenos para desenvolver seus próprios aceleradores. Por outro lado, a Samsung e a Huawei, usam as unidades do Mali da ARM.
Todos eles são abordados pelo Android via OpenGL em diferentes versões.
Os modelos mais recentes também contam com suporte de alta velocidade.
Do ponto de vista dos desenvolvedores do jogo, isso torna os chips amplamente intercambiáveis e seu desempenho em jogos de boa qualidade.
Há uma diferença entre GPUs rápidas e lentas no Android quando você inicia um novo jogo com um celular muito antigo. Ao contrário de um computador com Windows, os jogos não (geralmente) se alteram. Em vez disso, eles mostram menos detalhes.
QUALCOMM SNAPDRAGON 855
O novo Snapdragon de 2019 é uma grande atualização, e a “Realidade Virtual e a Inteligência Artificial” estão claramente em foco aqui.
A resolução e a renderização foram otimizadas. Existem seis graus de liberdade para rastreamento de movimento sem hardware adicional externo.
O chipset não é esperado apenas em celulares, mas também em fones de ouvido autônomos de realidade virtual. Sobre os principais novos recursos do Snapdragon 855 está o novo DSP.
É chamado de Hexagon 690 e possui um novo Tensor Accelerator, projetado especificamente para coisas relacionadas a IA.
Esta é a entrada da Qualcomm na corrida de chips para celulares com tecnologia AI, da qual a Apple e a Huawei estão envolvidas.
O chip AI da Qualcomm alcança 7 trilhões de cálculos por segundo, o que representa 2 trilhões a mais do que o A12 Bionic.
SAMSUNG EXYNOS 9810
O novo Exynos 9810, que alimenta o Galaxy S9 (no mercado brasileiro, os EUA receberam a versão Snapdragon), tem uma atualização biométrica, além de um melhor reconhecimento facial 3D.
Até agora, nem a Apple nem a Samsung puderam satisfazer seus clientes. A GPU responsável por isso será reduzida de 20 para 18 unidades aritméticas.
No entanto, a perda resultante no desempenho pode ser compensada pela taxa de clock da CPU.
Sem a subunidade adicional para tarefas de IA, a Samsung adota uma abordagem de design diferente da Huawei ou da Qualcomm.
HUAWEI / HISILICON KIRIN 980
Com o Mate 20 Pro a Huawei lançou seu primeiro celular com o chipset AI conhecido como o Kirin 980. Quando você olha para o marketing do novo celular, rapidamente fica claro que a marca colocou seu dinheiro na IA.
O chipset, lançado no IFA 2018 em Berlim, prometeu grandes feitos. Foi o primeiro SoC no mundo a ser fabricado usando um processo 7nmk.
Ele também tem alguns recursos de AI grandes que prometem desempenho mais rápido do que nunca, com menor consumo de energia.
O Huawei-NPU ainda é raramente usado. As pessoas estão apostando que o Android se adaptará e que os aplicativos não otimizados funcionarão com a NPU em vez da CPU.
Estes seriam então parcialmente acelerados por um fator de 25 ou exigiriam menos energia por um fator de 50.
EXISTE UM PROCESSADOR MAIS RÁPIDO?
Os chipsets 2018 e 2019 têm pontos fortes em diferentes áreas, por isso é difícil dizer qual é o melhor. A Qualcomm oferece inovações, principalmente em gráficos, e está se preparando para o VR independente.
No entanto, ao mesmo tempo, a marca também está dominando tarefas para assistentes de IA que trabalham offline.
A Samsung é especializada em reconhecimento de face 3D mais eficiente e esperançosamente mais preciso. A Huawei, com seu novo chipset, está colhendo os frutos de seu investimento em IA.
SE O SEU CELULAR ESTIVER FUNCIONANDO LENTAMENTE, TEMOS ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ:
Libere espaço: Todas as fotos e vídeos que você tirou, além dos aplicativos instalados, podem afetar seu aparelho. O celular precisa de espaço para trabalhar bem, sem oferecer problemas para os usuários.
Portanto, se estiver com pouca capacidade de armazenamento, pode começar a desacelerar.
Felizmente, muitos dispositivos Android oferecem opções para liberar espaço sem a necessidade de instalar aplicativos de terceiros.
Atualização de software: Você continua ignorando as notificações para atualizar seu software? Então é melhor você prestar atenção agora.
Atualizações de software nem sempre tratam de novos recursos, na maioria das vezes elas também contêm correções de bugs e melhorias de desempenho que podem acelerar significativamente a operação do seu dispositivo.
Faça restauração de fábrica: Sim, esse é o último e fiel recurso que pode salvar o dia quando tudo parece perdido.
Uma redefinição de fábrica restaurará o celular para a condição em que o fabricante o enviou. Isso pode fazer maravilhas para limpar pedaços obscuros de software que sobram e código de buggy que pode estar interferindo no desempenho.
Qual é o processador do seu celular? Você está satisfeito com o desempenho dele?
Deixe um comentário.
Este post tem um comentário
Pingback: Conheça o LG G6 - Celular e Smartphone - Protege Cell