Se há uma inovação que se tornou favorita entre os fabricantes de celulares é a câmera dupla. Mas, o que muda? Será que vale a pena? Quase toda marca famosa se vangloria desse recurso.
Celulares com duas câmeras traseiras geralmente são mais caros, mas aprimoram a capacidade de tirar fotos e oferecem imagens mais nítidas e precisas, o que, é claro, depende muito de qual celular você comprar.
Para ser breve, um celular com câmera dupla é na verdade uma câmera de lente dupla. Trata-se de um tipo de câmera com duas ou mais lentes com um sensor de imagem ou quadro de filme separado para cada lente.
Isso permite que a câmera simule a visão binocular humana e, portanto, ofereça a capacidade de capturar imagens tridimensionais, um processo conhecido como fotografia estéreo. A outra câmera dupla é usada para capturar imagens estáticas e vídeos.
Por exemplo, você pode colocar dois módulos de câmera lado a lado, com sensores semelhantes e lentes diferentes, como é feito no iPhone 7 Plus, 8 Plus e X. Assim, você obterá duas distâncias focais e ângulos de visão diferentes.
Novidade no mercado?
Não! Os celulares com duas câmeras não são particularmente novos. No entanto, desde que o iPhone 7 Plus foi anunciado em 2016, os fabricantes têm encontrado novas rotas para produzir a melhor câmera com a ajuda de uma configuração de câmera dupla.
Na verdade, assistimos a uma instalação inovadora de três câmeras no Huawei P20 Pro, seguida pelo Samsung Galaxy A7 e agora em outros dispositivos.
Houve um tempo em que havia poucos celulares com duas câmeras traseiras, mas as coisas mudaram tanto que a tendência agora entrou no mercado de telefonia.
Como funciona um celular com câmera dupla?
O recurso de duas câmeras, incluindo uma câmera principal e uma segunda câmera faz o mesmo trabalho, com pouca modificação. O primeiro é adicionar clareza na imagem com a ajuda de recurso monocromático e o segundo é para finalidade de zoom. E, às vezes, em uma configuração de câmera com lente dupla, uma câmera é usada para tirar as fotos e a outra é para capturar a profundidade de campo.
Por exemplo: quando você captura uma imagem, ambas as câmeras trabalham ao mesmo tempo. A primeira câmera tira a foto e a segunda focaliza os elementos que não são gravados corretamente na foto tirada pela primeira câmera. A foto final é a combinação de ambas as câmeras traseiras oferecendo uma imagem mais precisa.
Vantagens da câmera dupla em celulares
1 – Maior profundidade de campo em fotos.
2 – Foco mais rápido.
3 – Capacidade de re-focalização.
4 – Melhor clareza de imagem.
Por que alguns celulares têm duas câmeras?
Há três combinações principais de câmeras duplas, e saber quais são elas ajudará você a escolher uma câmera que complementará seu estilo preferido de gravação. A primeira configuração é a mais predominante: a segunda lente teleobjetiva.
Isso foi adotado pela Apple e Samsung. Os preços variam de forma significativa para este tipo de aparelho. A outra é a configuração da segunda lente monocromática, conforme encontrada nos últimos celulares Motorola.
Finalmente, e provavelmente a configuração mais prática do grupo, está na segunda lente grande angular, introduzida pela LG e agora encontrada também em celulares da Asus.
Por que esse design?
Existem duas razões para existirem celulares com duas câmeras. O primeiro é simples: a segunda câmera é diferente da câmera primária e se destaca em um aspecto diferente da fotografia. Portanto, complementa a câmera principal como uma unidade adicional autônoma.
A segunda razão é muito mais legal. Duas câmeras posicionadas no lugar certo são capazes de capturar informações de perspectiva, criando essencialmente um mapa de profundidade, diferenciando o primeiro plano e o plano de fundo.
Ao fazer isso, dependendo do seu celular, os fotógrafos têm a opção de melhorar o foco em torno de um assunto e focar retroativamente depois que uma foto é tirada, e até mesmo aplicar iluminação adicional e efeitos criativos no primeiro plano ou no elemento de fundo.
Características das câmeras duplas traseiras
A câmera traseira dupla de 12MP usa tecnologia de abertura variável para alternar entre uma abertura f / 1.5 para fotografia com pouca luz e uma abertura f / 2.4 para condições normais de iluminação.
A lente secundária permite o zoom óptico de 2x, que ajuda a capturar tudo com mais nitidez. Assim, possui uma abertura fixa f / 2.4 e mantém a estabilização ótica de imagem com a lente primária. Funciona bem e é muito útil para quem tem mãos trêmulas.
A câmera frontal faz selfies a 8MP e tem autofoco. O aplicativo da câmera é denso, mas ainda é muito fácil de usar e rápido.
Além de tudo, os usuários podem optar por diversas variantes de armazenamento, com até 512 GB de armazenamento com suporte a cartões microSD.
Exemplo de celular com duas câmeras
O Samsung Galaxy S9 Plus traz uma nova abertura variável que muda de acordo com a demanda da condição do ambiente. Isso significa mais desempenho com pouca luz, porque permite que mais luz entre na câmera.
O único problema aqui é o algoritmo de redução de ruído que suaviza os detalhes. Mas ainda assim, o S9 é ótimo para qualquer tipo de fotografia, e a certificação IP68 o torna utilizável em diferentes ambientes.
Conclusão
Para definir se vale a pena comprar um celular com duas câmeras traseiras você precisa gostar de fazer muitas fotos. Além disso, diversificar, fazer combinações usando todos os recursos disponíveis. Por exemplo: se você estiver disposto a fotografar em preto e branco, definitivamente vale a pena comprar um celular com duas câmeras traseiras.
Profissionais como arquitetos e outros que fazem uso da fotografia se beneficiariam de um amplo campo de visão. Assim, o LG V30 ou o Asus Zenfone 4 podem proporcionar um grande grau de versatilidade. Ambos os celulares também oferecem controles manuais nativos e disparo Raw, e por isso são excelentes para rastros de luz de grande ângulo e impacto.
E você, gostaria de ter um celular com duas câmeras traseiras? Deixe um comentário.
Este post tem 6 comentários
Pingback: IPhone 7 Plus - Protegecell
Pingback: Câmeras de 108 megapixels chegam aos celulares - Protegecell
Pingback: Conheça o LG G6 - Celular e Smartphone - Protege Cell
Pingback: Huawei P30 vs Samsung Galaxy S10 - Protegecell
Pingback: Galaxy S10 Plus, o que esperar deste modelo? - Protegecell
Pingback: Samsung Galaxy S8 – Prós E Contras - Protegecell