Celulares têm telas brilhantes e exuberantes, um arsenal de receptores e transmissores sem fio e CPUs incríveis.
A tecnologia de baterias móveis está lutando para acompanhar o ritmo das demandas. Algumas duram apenas 5 horas de uso pesado antes de descarregarem.
É por isso que os desenvolvedores de aplicativos de celulares usam apps de conservação de bateria.
Esses são os famosos aplicativos de bateria que muitas pessoas estão recorrendo para dar vida aos seus celulares.
Esses programas pretendem economizar o tempo da bateria, limitando tarefas desnecessárias. Dessa forma, garantem que o celular execute apenas os aplicativos que você realmente precisa em um determinado momento.
Por exemplo, alguns aplicativos são populares por se lançarem sozinhos, baixar atualizações e notificações incessantemente ou, basicamente, ocultarem-se no plano de fundo do celular enquanto você executa outras tarefas.
No processo, eles consomem tempo de CPU e duração da bateria.
Outros aplicativos sofrem de problemas de design ou falhas imediatas (chamados de bugs) que os levam a consumir energia desnecessária.
Pesquisadores recentemente revelaram dados indicando que o popular jogo Angry Birds e o Facebook (junto com muitos outros) explodiram até 3/4 do consumo de energia, não no aplicativo em si, mas nos anúncios de terceiros exibidos para cada usuário.
APLICATIVO DE BATERIA MELHORA O DESEMPENHO DO CELULAR
Nenhum usuário gosta de bugs, já que só atrapalham o desempenho do celular. Para acabar com isso, uma boa alternativa é fazer download de um aplicativo de economia de bateria para desativar esses programas chatos e mantê-los inativos. Além disso, sua bateria vai durar mais tempo.
CUIDADO COM MALWARES
Não podemos deixar de dar a dica mais básica e mais importante sobre aplicativos.
Se você ver um app de economia de bateria anunciado em outro aplicativo, talvez como uma animação irritante e intermitente que avisa sobre o fim da sua bateria, não clique nisso.
Esses chamados aplicativos às vezes são malwares (softwares maliciosos) que, em alguns casos, tentam roubar suas informações pessoais. Faça o download dos seus aplicativos apenas na loja autorizada e somente depois de ler comentários de outros usuários sobre a legitimidade do app.
Como esses aplicativos funcionam, sua suposta mágica varia de acordo com o desenvolvedor.
Alguns aplicativos de conservação de baterias são chamados kill killers, que desligam automaticamente os aplicativos que tentam se iniciar.
Em teoria, essa é uma ótima idéia, mas em algumas situações, esses mesmos aplicativos simplesmente reiniciarão e serão encerrados novamente, em um ciclo interminável que talvez drene sua bateria ainda mais rapidamente do que antes.
Outros também desligam aplicativos ociosos e ativos, o que pode causar estragos na eficiência geral do seu aparelho.
COMO CONSERVAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA
Aplicativos de bateria podem ser uma maneira duvidosa de economizar sua carga.
Outros aplicativos são mais criteriosos na maneira como cortam as cabeças dos monstros sugadores de energia.
JuiceDefender é um desses aplicativos. Em vez de matar apps, ele desativa automaticamente os componentes poderosos quando você não os usa.
Por exemplo, quando você não está perto de um sinal de WiFi, o aplicativo sabe desligar o transceptor WiFi no seu aparelho.
Easy Battery Saver funciona de forma semelhante.
Além disso, você pode envolver vários modos (Economia geral, Super economia de energia, etc.) personalizados de acordo com suas preferências e programação.
Ainda assim, você precisa estar atento à maneira como usa esse aplicativo.
Saiba que muitos não conseguem detectar problemas com outros aplicativos que usam muito mais energia do que deveriam.
Especificamente, certos aplicativos de bateria são programados incorretamente e, como resultado, utilizam muita carga de bateria.
Por exemplo, um aplicativo que usa serviços de GPS pode não conseguir desligar o dispositivo GPS do celular mesmo depois de você sair do aplicativo.
Para esses tipos de problemas, os usuários precisam esperar que os desenvolvedores tomem mais cuidado ao criar aplicativos.
Em circunstâncias extremas, você pode ter que desinstalar um aplicativo problemático em vez de deixá-lo sugar a vida do seu celular.
MELHORES MANEIRAS DE DESACELERAR O CONSUMO DE BATERIA
Entenda que um aplicativo que economiza bateria e funciona bem em um dispositivo pode não ser muito bom em outro.
Não deixe de ler os comentários de usuários que já fizeram download de certos aplicativos de baterias.
Também saiba que os aplicativos não são a única maneira de economizar sua bateria.
A dica é ser inteligente quando você estiver usando o seu aparelho. Por exemplo, desative os recursos de rede quando não estiver usando-os.
O Bluetooth e o WiFi procurarão constantemente sinais e esgotarão a bateria.
Gerencie a frequência de atualização de seus aplicativos. Alguns procuram constantemente as atualizações mais recentes, o que requer tempo de CPU e uma conexão de rede.
Diminua a luz de tela do seu aparelho.
A configuração de brilho mais alta é provavelmente desnecessária e vai devorar energia. Determine o tempo limite de atraso para a sua tela também.
Se sua tela ficar no modo de espera por dois minutos, estará consumindo muita energia sem nenhum motivo. Limite o tempo para 30 segundos ou menos.
Muitos celulares também têm seus próprios modos integrados de economia de energia. Procure nas configurações ou faça uma pesquisa rápida de palavras-chave e você terá instruções para usar os modos incorporados no seu dispositivo.
Não importa se você economiza energia manualmente ou com um aplicativo, mantenha o controle sobre a maneira como o celular usa energia.
Um aplicativo chamado “Carat” realiza uma análise profunda dos sistemas do seu aparelho e oferece recomendações para melhorias.
Ou você pode procurar uma bateria de longa duração.
Com muitos modelos de celulares disponíveis no mercado, você pode comprar essas baterias que duram muito mais do que as baterias padrão.
Claro, os celulares inevitavelmente precisam de muita energia. Afinal, eles oferecem um número quase ilimitado de recursos, como se fosse um computador de bolso.
Pode levar anos até que a tecnologia da bateria alcance a necessidade de energia do seu celular.
Mas, enquanto isso, você tem ao seu alcance diversas estratégias para conservar a bateria do celular, incluindo aplicativos que economizam bateria.
E você, usa algum aplicativo de bateria? Deixe um comentário.