No passado era normal dizer que a bateria do celular viciava. Mas isso acabou. Atualmente, os celulares contêm baterias de Li-Ion. Esse tipo de bateria é capaz de acumular mais energia, com poucas recargas. Outro benefício é a leveza dessa bateria, o que favorece os modelos mais atuais, tornando os celulares mais finos.
Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas se a bateria do celular vicia ou não. Então, vamos explicar melhor como tudo funciona. Confira!
PRIMEIROS CELULARES
Quando surgiu os primeiros celulares vinham com uma bateria de níquel cádmio (NiCd). Algo inovador na época. Mas, em pouco tempo já gerou insatisfação dos usuários de celular. Por isso, foi substituída pela bateria de níquel (NiMH). Esse modelo era mais eficiente, mas tinha problemas e a bateria viciava. Isso acontecia porque os usuários não deixavam o celular descarregar totalmente para fazer a recarga. Assim, depois de diversas recargas incompletas a bateria ficava viciada.
A BATERIA IDEAL PARA SEU CELULAR
Agora, o mercado de celulares é composto de baterias de lítio (Li-Ion), que atende em parte a expectativa dos usuários. Isso porque ainda não dura mais de um dia inteiro, necessitando de recarga. Porém, não vicia como as baterias de antigamente. Portanto, a bateria pode ser recarregada a qualquer momento sem esperar o celular descarregar totalmente.
É muito difícil encontrar um celular moderno com baterias NiCd. Mas, mesmo com as baterias de lítio é indicado ter alguns cuidados para ampliar a vida útil da bateria. A dica é conferir no manual do celular quais são as orientações do fabricante para a primeira recarga e manutenção da bateria.
DICAS PARA PRESERVAR A BATERIA DO SEU CELULAR
Os celulares têm o poder dos supercomputadores em um pacote minúsculo que cabe na palma de nossas mãos. Eles permitem a comunicação, troca de dados, envio de mensagens de texto e mídias, além de fazer compras na Web e muito mais. Claro, até que a bateria acabe.
Evite o consumo de bateria e a ansiedade que vem com isso, aprendendo como fazer a bateria do seu celular durar mais tempo. Confira agora alguns mitos sobre esse assunto.
MITO 1: VOCÊ NÃO DEVE CARREGAR SEU CELULAR DURANTE A NOITE
É absolutamente bom carregar sua bateria durante a noite. Na verdade, é a melhor maneira de ter uma bateria completa para você passar o dia. Esse mito veio do passado, quando as baterias eram de níquel-íon e viciavam.
Como já citamos, os celulares de hoje usam baterias de íons de lítio, que não sofrem perda de memória e são inteligentes o suficiente para regular seu gerenciamento de energia. Quando você conecta o celular ao carregador, ele interrompe o carregamento quando atinge 100%, para que você não precise se preocupar com “sobrecarga”.
MITO 2: VOCÊ DEVE DEIXAR SUA BATERIA DESCARREGAR COMPLETAMENTE ANTES DE CARREGAR
Não! Você não precisa fazer isso. Cada bateria de íons de lítio vem com uma quantidade fixa de ciclos de carga (o número de vezes que você pode carregar até 100% e chegar a 0%). Um iPhone, por exemplo, tem vida útil de cerca de 400 a 500 ciclos de carga.
Mas isso não significa que você só pode conectá-lo 500 vezes, significa que você tem 500 chances de deixá-lo passar de uma carga completa para nenhuma carga. Então, se você deixar sua bateria descarregar completamente todos os dias, ela durará 500 dias.
Se você carregá-lo antes que seja drenado e desligá-lo ao longo do dia, você aumentará o tempo que essas 500 cargas vão durar.
MITO 3: MINHA BATERIA DURARÁ MUITOS ANOS SE EU CARREGÁ-LA CORRETAMENTE
As baterias são o ponto fraco de nosso celular e, até que alguém invente uma bateria que possa durar anos e passar dias sem carga, temos que aceitar que elas precisam ser substituídas. As baterias de íons de lítio perdem a capacidade de manter uma carga à medida que envelhecem.
Por isso, mesmo com muitos ciclos de vida, poderá carregar seu celular apenas para 60% de sua capacidade. Você pode fazer o download de um aplicativo para verificar o desgaste da bateria e, se for excessivo, considere a substituição para que o celular tenha mais vida útil.
Dica de carregamento: Os especialistas concordam que manter a bateria do seu celular entre 30 e 80% na maioria das vezes é o ponto ideal para promover sua longevidade.
MITO 4: NÃO DEVO USAR MEU CELULAR ENQUANTO ELE ESTÁ CARREGANDO
Não há perigo em usar o celular enquanto está carregando. Esse mito vem do medo de superaquecimento. As baterias de íons de lítio podem ser perigosas se tiverem algum tipo de defeito de fabricação, mas isso é raro. No entanto, se o seu celular estiver excessivamente quente (carregando ou não), faça o check-out imediatamente.
Outra questão a considerar é os carregadores falsificados. Os cabos de carregamento contêm chips e, se você não estiver usando um cabo aprovado pelo fabricante, poderá danificá-lo. Compre carregadores de marcas famosas por segurança para carregar seu celular com mais eficiência.
Dica de carregamento: Se você quiser que o seu celular carregue mais rapidamente, coloque-o no modo avião ou desligue-o. Além disso, o carregamento de um plugue de parede é sempre mais rápido do que o uso de um computador ou carregador de carro.
MITO 5: INTERROMPER APLICATIVOS ECONOMIZA ENERGIA
Isso é simplesmente falso, e também um mau conselho. Ao interromper e reiniciar aplicativos várias vezes, você está realmente usando mais recursos (e mais energia) do que se simplesmente deixasse o aplicativo ficar em segundo plano. Em vez de fechar seus aplicativos, use algumas dessas dicas:
DICAS DE ECONOMIA DE ENERGIA:
– Nos celulares Android, ative o Recurso Battery Saver do seu dispositivo. (Isso tem nomes diferentes em dispositivos diferentes – a LG chama isso de Modo de Economia de Energia, a Samsung chama de Modo de Economia de Energia Ultra – mas todos fazem essencialmente a mesma coisa.)
– Para celulares Android, certifique-se de manter seu sistema operacional atualizado. O Android 6.0 introduziu o Modo Doze, que encerra os serviços que você não está usando para conservar a vida útil da bateria.
Gostou desse artigo? Deixe seu comentário.