Depois de anos de rumores, vazamentos e relatos, o celular dobrável da Samsung chegou. Estamos falando do Galaxy Fold, e embora possa não ser o primeiro aparelho dobrável a ser criado, é o primeiro a ser lançado nos Estados Unidos com um apelo no mercado de massa.
Porém, ainda há muita polêmica em volta desse novo celular da Samsung. Sem dúvidas, o Galaxy Fold é um dispositivo ambicioso, mas com problemas de durabilidade, de acordo com vários relatórios que a imprensa teve acesso.
Foram em torno de cinco unidades quebradas, sendo que alguns aparelhos não funcionavam e outros só piscavam. Em alguns casos, mas não em todos, a Samsung já substituiu as unidades quebradas. Mas, se os problemas persistirem, a empresa poderá enfrentar mais dificuldades.
Não remova a película
Nem todos os problemas estão relacionados com a tela. Mas, para alguns desavisados remover o que parece ser uma película de plástico que protege a tela pode causar um sério dano. Muitos usuários descobriram da pior maneira que isso pode quebrar a tela.
Mas, há uma boa notícia para as pessoas que pretendem comprar esse aparelho. Em alguns países, a Samsung está oferecendo garantia de um ano para quem adquirir o Galaxy Fold.
Confira mais informações sobre esse celular polêmico
Falar sobre o Galaxy Fold é uma coisa, mas usá-lo diariamente é algo completamente diferente. Ainda é preciso um pouco mais de tempo para os usuários darem sua opinião sobre o desempenho do aparelho. Mas, enquanto isso, há algumas impressões iniciais que podemos compartilhar.
O Galaxy Fold é um dispositivo com enorme potencial e está abrindo caminho para um tipo totalmente novo de celular. Realmente, a Samsung está investindo em algo bem ambicioso, mas como você pode esperar, existem algumas peculiaridades aqui e ali que vêm com um celular de primeira geração.
Potencial incrível em meio à confusão
Qual é o problema com a tela? É provável que você tenha visto pessoas no Twitter compartilhando fotos e vídeos da tela do Galaxy Fold completamente quebrada.
Como já citamos, há uma camada de plástico protetora em cima da tela, e à primeira vista, parece muito com um protetor de tela. No entanto, é na verdade parte do que mantém a dobra funcionando e não deve ser removida em nenhuma circunstância.
Algumas das quebras foram resultado da remoção dessa camada. Houve também alguns casos em que a tela do Fold fica louca mesmo sem a película de plástico ter sido removida. Além disso, o plástico flexível simplesmente não é tão durável quanto o Gorilla Glass, comum em outros aparelhos.
Esse é um daqueles problemas da primeira geração que realmente podem ser “consertados”. Logo depois que esses relatórios começaram a aparecer, um informativo dizia que a Samsung estava atrasando o Galaxy Fold até o mês de maio.
O Galaxy Fold tem dois monitores
Então, por que os monitores estão falhando? A Samsung ainda precisa responder essa questão. O principal destaque do Galaxy Fold é que ele tem dois monitores, um no lado de fora e outro que é revelado quando você abre o celular.
A tela externa é um painel HD + Super AMOLED de 4,6 polegadas com uma relação de aspecto de 21: 9. A tela interna / principal do Galaxy Fold é uma grande tela QXGA + Dyanic AMOLED de 7,3 polegadas com fator de forma de 4,2: 3.
Você pode utilizar a exibição externa para fazer qualquer coisa que faz regularmente em seu celular, incluindo mensagens de texto, chamadas, acessar redes sociais, vídeos, imagens, etc.
No entanto, o grande atrativo do Galaxy Fold é que você pode abri-lo e obter uma experiência semelhante a um tablet em um dispositivo que pode facilmente caber no seu bolso.
Um poderoso mecanismo de dobradiça mantém tudo seguro
Para que o Galaxy Fold seja aberto e fechado, a Samsung está usando um poderoso mecanismo de dobradiça. Veja como a empresa descreve:
“O Galaxy Fold abre suavemente e naturalmente, como um livro, e fecha plano e compacto com um clique satisfatório. Para conseguir isso, a Samsung projetou uma dobradiça sofisticada com várias engrenagens de intertravamento. Este sistema está alojado em um gabinete oculto para oferecer uma aparência perfeita e elegante”.
A Samsung realmente testou essas dobradiças para garantir que continuem trabalhando por um tempo. Mais especificamente, a dobradiça foi testada para abrir e fechar 200.000 vezes. No mundo real, isso deve se traduzir em uma vida útil de cinco anos se você abrir e fechar o Galaxy Fold 100 vezes em um único dia.
Design
A Samsung acredita que o Galaxy Fold tem o formato mais intuitivo, com a tela dobrada para oferecer proteção, bem como o laptop. A empresa certamente não aceitou o desafio de projetar seu primeiro celular dobrável de forma leve.
Este é um aparelho que está há 10 anos em construção e já passou por mais de mil protótipos diferentes. A ação dobrável semelhante a um livro parece uma maneira natural de abrir o aparelho, e é certamente mais fácil de se familiarizar do que o Huawei Mate X.
Abra totalmente o Galaxy Fold e verá a tela de 7,3 polegadas e as dobradiças de 20 eixos, evitando que você ultrapasse o ângulo de 180 graus. Dobre de volta e o celular se fecha, dando a você a certeza de que ele não se soltará acidentalmente na sua bolsa.
Você pode fazer muito com as duas telas
O potencial de um dispositivo como o Galaxy Fold é realmente incrível, e com base no que vimos até agora, a Samsung está fazendo tudo o que pode para tirar o máximo proveito dele.
O Galaxy Fold é o primeiro dispositivo desse tipo a chegar ao mercado. Portanto, a tendência é que seja bastante caro, inacessível para a maioria da população brasileira.
Conclusão
O Samsung Galaxy Fold pode ter seus pontos negativos, o que para alguns será justamente um fator decisivo, mas para aqueles que buscam o que há de mais avançado em tecnologia de ponta, o Fold deve estar no topo da sua lista de preferências.
O que você acha? No futuro todos os celulares serão dobráveis? Deixe um comentário.