Você poderia sobreviver sem o seu celular? Os aparelhos celulares tornaram-se incrivelmente avançados em um período de tempo muito curto. Dessa forma, as possibilidades de avanço no futuro são infinitas. Você já parou para pensar na incrível evolução dos celulares nesses últimos 18 anos? Neste artigo vamos falar mais sobre essa evolução até os dias de hoje. Confira!
Mudanças de forma
Não é apenas a tecnologia do celular que mudou ao longo do tempo, o design físico também passou por uma montanha-russa de mudanças. Como os computadores, o celular ao longo do tempo se tornou cada vez menor.
No entanto, foram feitas várias pesquisas na década de 90 que revelaram a insatisfação dos usuários com o tamanho do aparelho. A interface do usuário era inaceitável. Embora o celular funcionasse bem, era simplesmente pequeno demais.
Apenas nos últimos 10 anos, os celulares começaram a se tornar maiores e mais simples, abrindo espaço para uma tela grande com menos botões. Como os aparelhos se tornaram dispositivos móveis de mídia, o aspecto mais desejável é uma tela mais ampla, clara e de alta definição para uma visualização ideal da Web.
Até o teclado foi removido e substituído por um teclado touch screen que funciona com o toque dos dedos. Os telefones celulares, particularmente os smartphones que são nossos companheiros inseparáveis hoje, são um lançamento relativamente recente.
A evolução dos celulares de 2000 até 2018
2000: Quando o Nokia 3310 caiu nas prateleiras das lojas logo foi rapidamente vendido. Naturalmente, era uma novidade na época e vendeu mais de 126 milhões de unidades. Famoso pela sua resistência e recursos inovadores, o 3310 foi o celular que lançou mil memes.
A bateria durava dias, era leve e verdadeiramente portátil com apenas 133g. Ele também introduziu o jogo Snake, ringtones personalizáveis e um modo silencioso de ‘vibrar’. Além disso, se destaca como um dos aparelhos mais vendidos de todos os tempos.
O primeiro celular com câmera disponível foi o Sharp J-SH04, lançado em novembro de 2000, no Japão. Mas, tinha um problema: ele só podia ser usado no Japão. Por exemplo, a Europa e o Brasil só receberam seu primeiro celular com câmera com a chegada do Nokia 6750 em 2002.
2003: O padrão 3G começou a ser adotado mundialmente em 2003, dando início a era da internet móvel. Assim, abriu caminho para o surgimento dos smartphones. Nessa década, o Nokia 1100 e o Motorola A830 foram lançados como celulares básicos para os países em desenvolvimento.
Na época também surgiu o Blackberry 6210. O primeiro celular com e-mail totalmente funcional, navegação na web e o famoso Blackberry Messenger.
2004: O último grande celular flip foi o Razr V3 da Motorola. Ele era de alumínio incrivelmente fino com apenas 14 milímetros. Incomum por um tempo. Nessa época, a tendência era criar celulares cada vez menores e mais finos. Assim, a Motorola lançou o V3 que vendeu bastante e agradou muito os brasileiros.
2005: Nesse ano a Nokia trouxe mais novidades para o mercado. A empresa lançou o N90, que era composto de câmera de 2 MP, flash e gravação de vídeo. Além disso, o aparelho girava 270 graus.
2007: Nesse ano, o iPhone 2G estreou e revolucionou o mercado de celulares de tal forma, que mais de 1 milhão de unidades foram vendidas logo depois do lançamento. O iPhone 2G inovou com tela sensível ao toque sem teclado. Nele continha a primeira versão do iOS. Em seguida, chegaram os aplicativos de fábrica e mais tarde outros estavam disponíveis na App Store.
2008: O primeiro celular Android apareceu em 2008, na forma do T-Mobile G1. Ele percorreu um longo caminho até chegar nos celulares Android high-end que usamos hoje. O G1 tinha um teclado físico e um trackball estilo BlackBerry para navegação. Em 2008 também surgiu a App Store e o Google Play, abrindo caminho para nossa cultura moderna de aplicativos.
2010: A Samsung lançou seu primeiro celular Galaxy S em 2010. A coleção Samsung Galaxy ainda é a marca mais popular no Brasil. Nesse ano começou a crescer a conexão com a internet através do celular. Os modelos Samsung são conhecidos até hoje por serem ultrafinos, terem câmera de alta resolução, GPS e display AMOLED.
2011 – O Samsung Galaxy Note foi lançado em 2011, sendo o primeiro celular que abriu espaço para aparelhos com telas maiores, com 12 centímetros, embora muitos julguem grande demais.
2012: Nesse ano a Nokia voltou para o mercado lançando o Lumia composto do Windows 7 Mobile, com GPS, rádio e internet.
2013: LG Flex foi o primeiro celular com tela curva, embora muitos pensassem que era apenas um truque de marketing. No entanto, abriu caminho para o lançamento de aparelhos semelhantes.
2014: Nesse ano a Samsung lançou o Galaxy Note Edge que conseguiu aprimorar a tela para um formato curvo nas bordas, com hardware de ponta e câmera de alta resolução.
2015: O Sony Xperia Z5 Premium foi lançado em 2015 com a tecnologia usada em suas TVs para desfrutar de conteúdo de alta definição no celular.
2016: Nessa época o Moto Z conduziu a tendência de telefonia modular, na qual é possível melhorar os recursos do aparelho acoplando módulos.
2017: Ano passado, a Apple completou dez anos na indústria de celulares de smartphone lançando o iPhone X de tela inteira. Além disso, abandonou um botão de home físico pela primeira vez.
2018: A Samsung lançou esse ano o Galaxy S9, o primeiro celular com uma lente de abertura variável. Dependendo da luz, é capaz de alternar entre aberturas de f/ 1,5 e de 2,4.
Conclusão
Com mais ou menos polegadas, os celulares de hoje se tornaram não apenas computadores de bolso, mas também centros de entretenimento e experiências. Telas com câmeras de alta definição, software que permite aos usuários experimentar a realidade virtual aumentada. Além disso, tem mais poder de áudio e conteúdo de vídeo.
O tempo passou e parece que foi ontem que você comprou seu primeiro celular. Diga-nos! Qual destes modelos citados você já teve?